Início » Celebrar com espírito de paz e perdão

Celebrar com espírito de paz e perdão

Por admin

Os líderes de congregações religiosas cristãs sedeadas na cidade de Maputo exortam ao povo moçambicano em geral e particularmente aos cristãos, a fazer das celebrações da Páscoa um momento da exaltação da paz e perdão.

No entender do prelado, é necessário que os moçambicanos abdiquem do egoísmo e vivam segundo os mandamentos de Deus, isto é, saberem perdoar-se mutuamente para que não haja mágoas, assim como o fez Jesus Cristo que nos momentos derradeiros da sua vida perdoou aos que lhe maltrataram.

Filipe Vilanculos, pastor da Igreja Presbiteriana de Moçambique, Paróquia de Khovo, disse que as celebrações deste ano devem servir como momento da exaltação da irmandade, paz e perdão entre os moçambicanos.

“O que aconteceu é que após a libertação da escravatura, o povo de Israel foi celebrar numa clara demonstração de perdão e libertação do pecado pela morte e ressurreição de Jesus Cristo, pelo que nós também somos convidados a cultivar a paz para toda humanidade, privilegiando diálogo, perdão e reconciliação”,disse Filipe Vilanculos.

Por sua vez, Obadias Muhanzule, pastor da Igreja do Nazareno, é de opinião de que nestas celebrações pascais, os moçambicanos devem a partir das suas próprias famílias perdoarem-se mutuamente.

“A principal mensagem que temos para estas celebrações é a de perdão porque ele é crucial tanto no seio família, serviço ou mesmo na sociedade, uma vez que quando isso não acontece tudo fica complicado, pelo que apelamos a todos os irmãos para que tenham o espírito do perdão e esqueçam as mágoas do passado”,disse Obadias Muhanzule.

Para assinalar a data, os cristãos têm programado várias actividades de índole religiosas, com destaque para o baptismo de catecúmenos que encerram o Trido Pascal, que compreendeu as celebrações da Quinta-feira Santa (missa da Ceia do Senhor), celebração da Paixão (Sexta-feira Santa), vigília Pascal (Sábado Santo).

As celebrações do Domingo da Páscoa são o culminar de uma intensa actividade iniciada a quando da Quaresma, período caracterizado por intensa oração, abstinência e perdão entre os irmãos.

Por outro lado, estas celebrações, significam a consumação da vitória dos cristãos sobre o mal e a morte, cujo centro é a ressurreição de Jesus Cristo, isto é, que ele tem o poder sobre a morte. Também significa que a última palavra está com ele que representa a nova vida para os cristãos.

Estas celebrações significam ainda que Jesus Cristo venceu a morte com a sua ressurreição e que todos os homens são convidados a deixar as coisas negativas e o pecado para que possam viver em harmonia, como uma família unida, uma vez serem criaturas de Deus.

A Páscoa traz-nos ainda umaesperança, o castigo ao pecado e ao mesmo tempo o perdão aos pecadores. Isto é, é um evento que nos mostra a fraqueza da própria morte e a vitória de Jesus Cristo ressuscitado.

O Domingo da Páscoa simboliza ainda a aceitação de que Jesus Cristo ressuscitou para a salvação da humanidade, isto é, o cerne da fé cristã. Sem esta festa, a fé em vão. Esta celebração é o fulcro da vida cristã.

Mensagem do Presidente

da República por ocasião da Páscoa

“Por ocasião da celebração da Páscoa, o Fundamento da Fé Cristã, saúdo a Comunidade Cristã do Mundo inteiro e, de forma muito especial, a Comunidade Cristã Moçambicana.

A Páscoa, a efeméride cristã mais importante, constitui um momento de reflexão, sacrifício e purificação para uma vida assente no perdão, renovando o amor ao próximo, a coesão e a fraternidade.

O Governo Moçambicano reconhece e saúda o papel que as confissões religiosas moçambicanas e a Comunidade Cristã, em particular, têm desempenhado na promoção e preservação da Paz e na construção de uma sociedade livre de ameaças de violência onde os cidadãos sejam cada vez mais valorizados e dignificados.

Que no espírito de sacrifício desta Semana Santa reflictamos sobre os nossos valores mais nobres, entre os quais a Paz, a Unidade e a Solidariedade. Que cada um de nós reflicta sobre o que tem feito e o que pode fazer para preservar estes valores que nos identificam e estruturam como Povo Moçambicano.

Coloquemos a Paz acima, de todo e qualquer outro, interesse individual ou de grupo, conscientes de que a estabilidade sócio-política e o desenvolvimento de Moçambique dependem do nosso compromisso com a Paz.

Celebremos a Paixão de Jesus Cristo e festejemos a sua ressurreição com alegria, renovando a esperança, o espírito de tolerância e perdão, para cultivar a Paz e progresso.

Que a Paz gloriosa de Jesus faça morada perene nos nossos corações e que se irradie para todos os moçambicanos.

Desejo a todos uma Páscoa Feliz!”

Filipe Jacinto Nyusi

Presidente da República de Moçambique

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana