Em Foco

Candidaturas a deputados iniciam a 2 de Julho

A apresentação das candidaturas a deputados da Assembleia da República (AR), governadores provinciais e membros das respectivas assembleias, nas eleições gerais aprazadas para Outubro, arranca a 2 de Julho próximo e   prolongar-se-a até 1 de Agosto.

O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Paulo Cuinica, explicou esta manhã que as candidaturas a AR, em listas plurinominais, serão depositadas na sede deste órgão, na cidade de Maputo, enquanto para governadores e assembleias provinciais, o processo decorrerá nas respectivas províncias.

Entretanto, a partir deste sábado, os membros dos órgãos eleitorais serão submetidos à formação em matéria da legislação eleitoral, para melhor atender aos concorrentes às eleições.

Para as eleições gerais estão inscritos 36 partidos políticos, três coligações de partidos políticos e um grupo de cidadãos proponentes. Destes, 30 manifestaram a pretensão de participar nas Legislactivas e das Assembleias provinciais.

Relativamente aos dados definitivos dos eleitores inscritos, Cuinica assegurou que a CNE poderá se pronunciar até domingo próximo. Refira-se que dados preliminares apontam para o registo de 12.720.483 eleitores, o correspondente a 89,79 por cento da previsão de 14.166.321 potenciais eleitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo