Início » Beira eufórica na recepção de Nyusi

Beira eufórica na recepção de Nyusi

Por admin

. Hoje Filipe Nyusi escala o distrito de Macossa, ponto de entrada à província de Manica para dar prosseguimento a campanha eleitoral que entra para o vigésimo oitavo dia. A cidade da Beira, província de Sofala vestiu se de gala para receber o candidato presidencial da Frelimo, Filipe jacinto Nyusi que logo a sua chegada no Aeroporto foi saudado efusivamente pela multidão que o esperava desde as primeiras horas da manhã.

 A emoção foi tal que ninguém quis arredar o pé antes da chegada daquele que já é considerado o candidato certo para o estágio sociopolítico e económico que o país atravessa.

Para testemunhar a sua crença no candidato presidencial da Frelimo, as pessoas chegaram no Aeroporto logo as primeiras horas da manhã e nem o sol ardente que se fazia sentir as inibiu de permanecer horas a fio nas bermas da estrada para ver e saudar “in loco” Filipe Nyusi.

Enquanto o candidato não desembarcava os eleitores festejavam aos sons locais ao mesmo tempo que gritavam que aguardavam ansiosamente pela chegada do seu “namorado” para o cumprimentar antes do dia 15 de Outubro próximo, data que será materializado o “matrimónio” com a deposição de votos para a Frelimo e seu candidato.

Um outro aspeto a ter em conta é que mesmo na zona baixa as pessoas acordaram muito cedo e vestiram se de vermelho tocando batuque num ambiente festivo que se prolongou pela noite dentro.

Não menos importante foi a prontidão dos agentes de lei e ordem que demonstraram zelo no cumprimento das suas funções garantido segurança no percurso Aeroporto até ao bairro de Chingussura, local onde decorreu o comício. È que havia rumores de que certa oposição estava a urdir um plano para inviabilizar a festa do partido no poder.

Dirigindo-se aos presentes, Filipe Nyusi disse que levava para a população da Beira e de Sofala uma mensagem de paz, esperança e confiança no desenvolvimento sustentável. “Vive na Beira mas nunca tinha assistido um comício cheio como este. Para a Frelimo a campanha é festa onde o candidato expressa as suas ideias sobre a governação. Já temos a lista do que tem que ser feito em Sofala, por isso, podemos garantir que estamos preparados para governar Moçambique a partir do dia 15 de Outubro próximo”.

Breve nas suas palavras o candidato preferir conversar com a população que o guardava ansiosamente tendo vincando a importância de se privilegiar a tolerância, respeito mútuo, coisas que foi observando nos distritos de Gorongosa, Muanza, Maríngué e Chibabava.

“O povo moçambicano não tem odio e não quer comer sozinho, mas com vizinho. Irmãos, pretendo ser presidente de todos os moçambicanos uma vez que no meu coração há espaço para juntos construirmos um Moçambique próspero”, disse Nyusi comprometendo se a fazer de tudo ao seu alcance para o crescimento rápido da economia de Sofala.

Relativamente as prioridades para a governação prometeu a requalificação da cidade. “As estradas, casas, prédios estão cansadas, votemos na Frelimo para mudar a trajectoria da cidade da Beira. Temos que trabalhar para colocar esta cidade como a segunda do país, vamos mudar o rumo dos acontecimentos, não andar na defensiva, vamos infrasestruturar convenientemente esta cidade.”

Acrescentou que vai criar condições para o desenvolvimento integrado de todo o território nacional tendo apelado a população de Sofala a estar cada vez mais unida cultivando a coesão e unidade nacional.

O discurso de Nyusi foi secundado pelo seu antigo colega de escola e de profissão que apelou a população a votar na Frelimo e seu candidato por serem os únicos que possuem um projeto promissor capaz de alavancar a economia do país. 

Quem também falou das qualidades de Nyusi foi a antiga primeira Ministra Luisa Diogo que disse que os moçambicanos só cantam o nome de Nyusi como sinal de reconhecimento as suas qualidades que irão desenvolver cada vez mais o pais.

 “Nunca vi um nome tão cantado por todos desde as crianças até aos mais velhos. Filipe Nyusi é o aponte entre o passado e o futuro onde cabe toda a gente.  É o único candidato que vai abrir uma autoestrada em que cabe todos incluindo os partidos da oposição”, disse Luisa Diogo para quem o candidato presidencial da Frelimo abre espaço para os jovens transformar Moçambique depositando votos na sua candidatura.

A parte cultural não faltou nesta festa e foi abrilhantada pelos músicos Mr Bow, oriundo da cidade de Maputo, Júlia Duarte, da cidade da Beira e o categorizado músico de Sofala, Isau Meneses, entre outros artistas e grupos culturais.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana