Início » Arrecadados 4.3 milhões de meticais para crianças de Báruè

Arrecadados 4.3 milhões de meticais para crianças de Báruè

Por admin

Quatro milhões e 350 mil meticais é o valor arrecadado na noite da última sexta -feira, na 8ª Gala Beneficente, Edição 2012, que decorreu na cidade de Chimoio, capital da província de Manica. 

O evento, como é tradicional, foi organizado pela Televisão de Moçambique (TVM) em parceria com o Gabinete da Primeira-Dama da República de Moçambique e a Cruz Vermelha de Moçambique (CVM).

Daquele valor, cerca de três milhões resultam do leilão de peças de artesanatos e os restantes um milhão, 303 mil e 40 Meticais são de produtos diversos oferecidos por várias entidades públicas, privadas e pessoas singulares de boa vontade.

 O montante é destinado às crianças órfãs do distrito de Báruè, a norte da província, onde, de acordo com dados em nosso poder, existem cerca de sete mil petizes inscritos oficialmente e que vivem numa situação de extrema pobreza.

Dados em nosso poder indicam que os petizes, ainda muito cedo, tornaram-se chefes de família, uma vez que os seus progenitores perderam a vida vítimas do HIV/Sida.

Outro aspecto a ter em conta, é que estes menores não têm abrigos condignos e vivem num estado de indigência absoluta e expostos a abusos sexuais e corporais, falta de instrução, e ainda a falta de cuidados básicos em saúde.    

Com o apoio, serão construídas casas condignas e será oferecida assistência a vários níveis, com vista a melhorar a vida daquelas  crianças.  

Falando no encerramento da Gala, a Primeira-Dama da República, Maria da Luz Guebuza, disse que o distrito de Báruè “é apenas uma entrada”. É que as ajudas vão abranger outros distritos da província, porque há mais crianças que necessitam de apoio de pessoas de boa vontade para aliviar o sofrimento em que elas estão mergulhadas.

 “ Há oito anos que nos juntamos a outros parceiros para junto trabalharmos para apoiar as famílias e especialmente as crianças, idosos e pessoas e deficientes. Moçambique é a nossa pérola do Índico, que está a conhecer avanços significativos em diversas áreas, mas ainda persistem desafios em prol da criança, que muito precisa da pessoa adulta e capaz de dar a sua mão para o um crescimento sadio” disse Maria da Luz Guebuza, momentos depois de ter recebido das mão do Presidente do Conselho de Administração da Televisão de Moçambique, Armindo Chavana, um cheque com valor total das contribuições que serão levadas ao distrito de Báruè.

Na sua intervenção, Armindo Chavana vincou que a TVM tem um compromisso social com Moçambique, razão esta que faz com que produza conteúdos informativos e de entretenimento que transformam positivamente a vida dos cidadãos.

Lembrou que a Gala, que vem sendo feita há mais de oito anos, testemunha a prioridade que este órgão de comunicação social dá às causas sociais, no plano de acção e a resposta dos parceiros ao chamamento de junto ajudar a quem mais precisa.

“As crianças são o futuro. Vão substituir-nos como pais e encarregados de educação, vão substituir-nos na governação do país e são o espelho do país que queremos no futuro. Ter um país bom ou mau depende de nós hoje, por isso vamos contribuir na educação e formação destas crianças para que tenhamos bons homens e capazes de continuar com os planos que hoje traçamos. Vimos aqui o testemunho de algumas menores que querem ser médicos, engenheiros, professores, polícias e mais. Cabe a nós desempenharmos o papel de seus parentes sobrevives, criando-lhes as condições necessárias e apropriadas para que o seu sonho se concretize”, referiu.

Por seu turno, o presidente da Cruz Vermelha de Moçambique, Marcelino Alexandre, exprimiu o seu sentimento de satisfação por ver cada vez mais reforçada a solidariedade nacional em apoio às actividades que a CVM, na qualidade de auxiliar dos poderes públicos no campo humanitário, vem realizando em ajudar as populações mais carenciadas.

Como resultado exclusivo das contribuições desta iniciativa, a Cruz Vermelha está a assistir cerca de quatro mil e 500 crianças abrangidas com ajudas multiformes para a satisfação dos seus direitos, tais como, habitação, alimentação, educação e vestuário.

 Deste número, 547 estão em processo de assistência na província do Niassa como resultado da sétima Gala Beneficente.

A governadora da província de Manica, Ana Comoane, agradeceu a escolha desta parcela do país para acolher o evento porque, na sua opinião foi mais uma oportunidade para os residentes de Manica trocarem experiências e reforçarem o seu espírito de solidariedade para com as pessoas carenciadas.

Entretanto, assegurou que o seu executivo tudo fará para, “prontamente ajudarmos em tudo que for preciso, porque queremos ver atingidos os objectivos desta gala”.

A Gala Beneficente foi marcada por vários momentos. Músicos oriundos de diversas províncias do país fizeram vibrar as centenas de convidados que lotaram por completo a sala do complexo Rufaro.

Recorde-se que a Gala de Quelimane, a sexta, continua no topo das que mais contribuiu em apoio às crianças, com o valor de cinco milhões de meticais. A província de Inhambane vai acolher a nona Gala Beneficente, a acontecer em Dezembro de 2013.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana