Desporto

Lesados no Zimpeto serão indemnizados

O Ministro da Juventude e Desporto (MJD), Alberto Nkutumula, reitera que o empreiteiro já garantiu que vai recompensar todos lesados no acidente verificado na piscina olímpica do Zimpeto no dia 20 de Fevereiro passado, cujo maior dano foi a morte de Frederico dos Santos, antigo treinador dos Tubarões de Maputo e Seleccionador Nacional da modalidade.

A renovação do compromisso do Governo surge como resultado de contactos havidos entre o Ministério da Juventude e Desporto e o empreiteiro, dado que, ao se aguardar por um desfecho judicial do caso, tais indemnizações só poderiam ocorrer depois de longos anos de uma batalha judicial que não se mostraria fácil.

Para além da morte imediata do treinador Frederico dos Santos, a queda do muro limite da piscina olímpica provocou danos avultados em quatro viaturas e feriu atletas e trabalhadores.

Todos atletas foram assistidos e estão a recuperar satisfatoriamente, havendo a assinalar que Denilson da Costa, que perseguia o tempo mínimo para participar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, foi alvo duma intervenção cirúrgica na vizinha África do Sul às expensas da sua família.

O Governo disponibilizou assistência médica a todos atletas no Hospital Central do Maputo. No entanto, a operação a Denilson da Costa foi avaliada como irregular, o que obrigou a transferência do promissor nadador para a África do Sul, onde foi operado com sucesso no dia 05 de Março corrente. Nesta operação já não houve intervenção de entidades governamentais.

MINISTRO NKUTUMULA

ACONSELHA CALMA

Na nossa edição passada, publicamos nestas páginas reclamações dos clubes da Cidade de Maputo, dando conta de que o Governo, através dos ministérios da Saúde e da Juventude e Desporto, não estava a disponibilizar psicólogos para a devida assistência aos atletas que viveram a tragédia no Zimpeto.

O Ministério da Saúde protestou, alegando que não recebeu qualquer solicitação nesse sentido. Concretamente, os clubes têm mantido correspondência com o Ministério da Juventude e Desporto, que coordena as comissões criadas na sequência do acidente. Os clubes defendem que se referiram ao ministério da Saúde admitindo que estivesse em permanente comunicação com o da Juventude e Desporto sobre a matéria.

Efectivamente, a Federação Moçambicana de Natação e a Associação de Natação da Cidade de Maputo estão em contacto regular com o MJD à busca de soluções que tardam a chegar. A última carta da federação deu entrada no MJD no passado dia 15 de Março (ver texto ao lado).

Em contacto com o domingo, o ministro do sector, Alberto NKutumula, confirmou a recepção das cartas emitidas pela federação e associação, estranhando a correria para a imprensa para abordar a matéria enquanto o contacto com a Federação Moçambicana de Natação tem sido cordial.

De resto, há pessoas ligadas a natação que já estavam a preparar uma conferência de imprensa para protestar o tratamento que o MJD está a dedicar às vítimas do acidente no Zimpeto.

Alberto Nkutumula aconselha calma a todos interessados e revela que há acções em curso e os resultados alcançados até ao momento são animadores. Por exemplo, chegou-se a um entendimento com o empreiteiro para a reposição das viaturas danificadas.

– Estamos a ter ganhos e alcançamos um entendimento com o empreiteiro para a reposição das viaturas danificadas, bolsas de estudo para os filhos do finado, pensão e emprego para a viúva, reposição dos gastos hospitalares que tenham sido feitos pelas vítimas da queda do muro da piscina do Zimpeto. Na segunda feira, dia 28 de Março, vamos sentar com os lesados e o empreiteiro para definirmos como todo processo vai seguir, anotou o governante.

Nkutumula referiu que não será necessário aguardar pelo desfecho do caso no tribunal, o que é um grande ganho para todos envolvidos, que deve ser capitalizado para solucionar outras questões.

Tal como referiu o governante, está a ser equacionado, inclusive, a conclusão das obras de construção da residência da família do técnico Frederico dos Santos.

Relativamente ao pedido de ajuda solicitado ao Governo para o pagamento de propinas e taxas de matrículas aos filhos do malogrado, Nkutumula disse que é uma assistência garantida.

– Como ministério recebemos a solicitação e encaramos com toda seriedade que o assunto merece. Os filhos do treinador terão assistência escolar. Aconselho as pessoas a manterem a calma neste momento porque não estamos em situação de conflito. Também sentimos muito pelas perdas ocorridas. Todos lesados serão recompensados e estamos a trabalhar nesse sentido.

Relativamente aos psicólogos, o ministro sublinhou que o Ministério da Saúde sempre esteve disponível para atender qualquer solicitação, daí não perceber as razões da tensão instalada nos clubes de Maputo.

“O Ministério da Saúde está totalmente disponível. Brevemente vamos ter uma reunião com todos envolvidos para definir com quem vão trabalhar. Que tipos de psicólogos estão a ser solicitados? Não devemos criar alaridos envolta desta questão”,anotou.

Clubes solicitam

reabertura das piscinas

Os clubes da Cidade de Maputo solicitaram ao Governo a autorização para o uso das piscinas do Zimpeto, propondo o acesso através da entrada traseira enquanto decorrem as investigações.

Em carta datada de 23 de Março dirigida à Governadora da Cidade de Maputo, a Associação de Natação da Cidade de Maputo informa que tem vindo a receber reclamação dos atletas das Escolas de Natação que praticavam a modalidade nas duas piscinas olímpicas do Zimpeto.

Para dar continuidade aos treinos daqueles atletas, recorreu-se à piscina Raimundo Franisse. Entretanto, esta piscina não se mostra viável, uma vez que a sua localização não favorece aos atletas, que residem em zonas vizinhas ao Estádio Nacional do Zimpeto, e que a sua deslocação diária acarreta custos elevados para as suas famílias.

Por outro lado, os clubes defendem que a paralisação das piscinas por muito tempo irá contribuir para a aceleração da avaria das máquinas.

– Neste contexto, vimos mui atenciosamente solicitar a intervenção de V.Excia na sensibilização das estruturas de direito de modo a autorizar o uso da Piscina do Zimpeto, com acesso através da parte traseira, enquanto decorrem os trabalhos de investigação,lê-se na missiva na posse do domingo.

Afinal o que reclamam

as vítimas do Zimpeto?

As vítimas do acidente ocorrido no dia 20 de Fevereiro passado no Complexo Desportivo do Zimpeto elaboraram um “caderno reivindicativo” em posse do Governo, sendo que a maioria das questões aguardam por resposta definitiva.

Algumas situações já estão a ser respondidas pelo Governo. Todavia, para os lesados o tempo urge e a velocidade na solução dos problemas colocados não é satisfatória.

Em carta dirigida ao Ministério da Juventude e Desporto, datada de 15 de Março, em posse do domingo, a Federação Moçambicana de Natação recorda que o desabamento da parede frontal da Piscina Olímpica do Zimpeto causou a morte do Seleccionador Nacional de Natação, Sr. Frederico dos Santos, tendo também causado danos físicos graves ao atleta da Selecção Nacional de Natação, Denilson da Costa, e outros atletas, dentre os quais os filhos e esposa do malogrado, o atleta Valentim da Costa e dois trabalhadores.

Para além de danos humanos, registaram-se estragos materiais avultados em quatro viaturas, nomeadamente uma da família do malogrado, uma dum dirigente da Associação de Natação da Cidade de Maputo, uma viatura dum treinador do Clube de Natação Golfinhos de Maputo e uma viatura dum trabalhador dos complexos de restauração da Piscina Olímpica do Zimpeto.

Da data da ocorrência até ao presente, registaram-se situações que vale a pena registar, nomeadamente:

– O atleta Denilson da Costa sofreu uma intervenção cirúrgica no braço esquerdo, no passado dia 05 de Março de 2016, num hospital ortopédico da vizinha República da África do Sul, tendo ficado internado por 3 dias, e já se encontra a recuperar no convívio familiar, em Maputo.

Abrimos um parenteses para informar ao estimado leitor que as despesas de recuperação do atleta na África do Sul foram cobertas pelo pai, quando se esperava que fossem entidades do Governo a responsabilizar-se.

– A família do malogrado Frederico dos Santos, já retomou as actividades normais e tem estado a apresentar queixas de dificuldades de vária ordem, sobretudo no que se refere ao sustento da família, pagamento das despesas correntes, despesas com a escola da viúva e dos filhos e dificuldades sérias impostas pela falta de viatura parra assegurar o dia-a-dia de actividades da família, de forma condigna, flexível e viável.

– As outras vítimas de lesões físicas, nomeadamente, os trabalhadores da Natação, continuam a reclamar ainda não terem sido contactadas pelas autoridades do Estado para colocarem as suas preocupações.

– As partes lesadas nas viaturas atingidas, reclamam pela abertura de um processo que conduza a que estes possam ser ressarcidos e compensados de forma urgente, célere e justa.

– Os atletas e alunos da Escola de Natação da Piscina Olímpica do Zimpeto manifestam-se preocupados também com a indefinição relativamente ao retorno às aulas de Natação no Zimpeto.

PROPOSTAS DA FEDERAÇÃO

Perante o quadro acima exposto, a Federação Moçambicana de Natação propôs ao Governo várias acções de apoio aos lesados no acidente do Zimpeto para mitigar o impacto da tragédia junto das partes afectadas e lesadas.

Das acções propostas, há a destacar a necessidade de apoio à família de Frederico dos Santos, uma vez enfrentar sérias dificuldades para o seu sustento, bem como para pagamento de propinas escolares que em vida o treinador suportava em estabelecimentos de ensino privado.

Vale a pena o leitor observar, ao detalhe, as propostas da federação ao Governo:

– Encontro entre o Governo, a federação, Associação de Natação da Cidade de Maputo, as vitimas e as partes lesadas para auscultação e apresentação do quadro geral do seguimento em curso e as perspectivas até a satisfação das partes lesadas.

– Pagamento por melhor via indicada pelo Ministério da Juventude e Desporto, das despesas com medicamentos, assistência médica e hospitalar ao atleta Denilson da Costa.

– Bolsa de Estudos (subsídio mensal e pagamento de taxas de matricula, propinas e despesas escolares para a Sra. Soraya Julai dos Santos, viúva do treinador Frederico dos Santos).

– Bolsa de Estudos (subsidio mensal e pagamento de taxas de Matricula, propinas e despesas escolares para os filhos do falecido Seleccionador Nacional Frederico dos Santos).

– Bolsa de Estudos (subsidio mensal e pagamento de taxas de matricula, propinas e despesas escolares para o atleta Valentim da Costa, igualmente vitima da tragédia).

– O pagamento de pelo menos quinze (15) salários mínimos a cada uma das vítimas e a cada uma das pessoas lesadas para mitigar o impacto da perda de bens pessoais e despesas com os danos sofridos, enquanto decorre o processo de indemnização das vítimas e lesados.

– Pronta alocação/aquisição de uma viatura para o uso da família do malogrado Seleccionador Nacional, Frederico dos Santos.

– Atribuição de um subsídio mensal de Dezassete Mil Meticais (17.000,00 MT) ou alocação/aquisição a cada um dos proprietários de cada uma das quatro (4) viaturas danificadas para permitir minimizar ou mitigar o impacto negativo da falta de viatura, enquanto decorre o processo que conduzirá as devidas compensações e reposição das viaturas danificadas.

– Acompanhamento psicológico das vítimas e dos atletas.

A federação termina informando ao Governo que tem vindo a receber muita pressão das famílias das vítimas, sócios, filiados e público em geral, manifestando preocupação para com a necessidade de apoio pronto e urgente às vítimas e lesados.

Custódio Mugabe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo