Início » Agricultura avalia situação no terreno

Agricultura avalia situação no terreno

Por admin

O sector da Agricultura, encabeçado pelo respectivo ministro, José Pacheco, avaliou, semana passada, o impacto dos efeitos das cheias 

na província de Gaza, com vista a encontrar formas para melhor intervir na reposição de culturas, quando a situação se normalizar.

O caudal do rio Limpopo reduziu gradualmente. Por exemplo, em Chókwè, as águas já baixaram muito, mas na região do baixo Limpopo ainda há muitas porções de água.

Neste sentido, nas zonas em que a água já está a desaparecer, as autoridades estão a avaliar o estágio de certas infra-estruturas, como canais de irrigação, valas de drenagem e diques para que se planifique e se intervenha nas novas sementeiras.

Este processo vai avançando para outras zonas, logo que as águas baixem, acção acompanhada pela inventariação dos equipamentos agropecuários perdidos ou danificados.

Enquanto isso, funcionários do partido Frelimo em Gaza contribuíram com um dia do seu salário em apoio às vítimas das cheias, doação que culminou com a oferta de 27 toneladas de milho e de uma tonelada e meia de feijão. Para esse efeito, o secretário-geral da Frelimo, Filipe Paunde, visitou as zonas afectadas e os centros de acomodação.

Quem também esteve nesses locais foram os ministros da Defesa Nacional, Filipe Nyusi, da Administração Estatal, Carmelita Nhamashuia, da Mulher e Acção Social, Iolanda Cintura, e das Obras Públicas e Habitação, Cadmiel Muthemba. O Ministro da Saúde, Alexandre Manguele, fixou-se praticamente em Gaza, logo depois da eclosão deste cenário dramático.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana