DestaqueEconomia

LINHA TEMANE-MAPUTO: Há atraso na construção de subestações

TEXTO DE IDNÓRCIO MUCHANGA*

IDNÓRCIO.MUCHANGA@SNOTICIAS.CO.MZ

FOTOS DE JERÓNIMO MUIANGA

As obras de construção de quadro subestações, nomeadamente de Vilankulo, Chibuto, Matalane e Beluluane, nas províncias de Inhambane, Gaza e Maputo, respectivamente, e da linha de transporte de energia eléctrica entre Temane e Maputo estão atrasadas.

Os presidentes dos Conselhos de Administração (PCA) da empresa Electricidade de Moçambique (EDM), Marcelino Gildo Alberto, e da empresa CET, responsável pela edificação das quatro subestações, efectuaram uma visita de monitoria aos empreendimentos de Matalane e Beluluane, na província de Maputo, e concluíram que o estágio daquelas empreitadas estava longe do seu término.

Conforme referiu o PCA da EDM, a execução das quatros subestações deveria, neste momento, estar em 80 por cento, mas se encontra em 56 por cento e acrescentou que os atrasos devem-se ao fraco desempenho do empreiteiro, associada à contratação insuficiente da mão-de-obra para o desenvolvimento efectivo dos trabalhos.

Por exemplo, diferente da subestação do distrito de Chibuto, em Gaza, que está num nível avançado, a de Matalane, com capacidade de 400 Megawatt (MW), das seis paredes designadas de “barramento duplo” que devem ser construídas, apenas duas foram erguidas e fixou-se o transformador de potência 400 kv. Observam-se, também, algumas estruturas metálicas instaladas.

A empreiteira está igualmente a implantar as bases para a colocação de torres que vão suportar os cabos, numa extensão de 560 quilómetros, que irão transportar a energia eléctrica da Central Térmica de Temane, em Inhambane, a desaguar na estação de Beluluane, em Maputo. Leia mais…

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo