A aprovação pela Assembleia da República da lei que prorroga o período de isenção da cobrança do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), até Dezembro deste ano, a produtos como açúcar, óleo e sabão, e a entrada em vigor das novas tarifas das portagens, em todas as estradas nacionais, marcaram, indubitavelmente, a semana que ontem terminou.
A isenção abrange não só a cadeia de produção e comercialização, mas, também, a importação de matérias-primas, equipamentos, peças e componentes destinados à indústria provedora destes produtos.
Com efeito, já estão em vigor novas tarifas, na Portagem de Maputo, gerida pela TRAC, e também nas estradas concessionadas à REVIMO, designadamente, na “Circular” e no Dondo, em Sofala, ao longo da Estrada Nacional Número 6 (N6).
Na cidade de Maputo, na Estrada Circular, a taxa cobrada ao transporte semi-colectivo de passageiros e colectivo de passageiros (Classe 2) passou dos anteriores 10,00 para cinco meticais e de 35,00 para 25,00 meticais, respectivamente. Aos residentes nas imediações baixa de 16,00 para 10,00 meticais e a dos autocarros articulados de 380,00 para 130,00 meticais Leia mais…