Editorial

Ómicron e a ameaça da quarta vaga

Vejamos os novos casos de infecção pelo novo coronavírus referentes à semana que ontem findou: domingo (4) segunda (4), terça (20), quarta (46), quinta (58), sexta(111).

É fácil notar que as infecções estão continuamente a aumentar, sustentando o quadro de uma possível quarta vaga. Segundo o director-geral adjunto do Instituto Nacional de Saúde, Eduardo Samo Gudo (ler entrevista na página 18 desta edição), “não há dúvidas que em breve a enfrentaremos. Gostaria de deixar claro que independentemente do surgimento ou não da variante Ómicron, a quarta vaga era uma certeza”.

E acrescenta:“ o surgimento da Ómicron poderá apenas antecipar o seu início”.

Sublinhe-se que, Ómicron, a nova variante do coronavírus, está a estimular a subida de novas infecções nos países vizinhos com particular gravidade na África do Sul, Zimbabwe, Botswana e Eswatini.

É preciso reter o seguinte: as formas de transmissão desta variante são as mesmas para outras, por isso a prevenção básica é também a mesma: lavagem frequente das mãos, evitar aglomerações, distanciamento social e uso de máscaras. Leia mais…

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo