DestaquePolítica

Cesta básica está isenta do IVA

– esclarece Adriano Maleiane

O Primeiro-ministro, Adriano Maleiane, esclareceu aos empresários da província de Gaza que o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) é indirecto, por isso a redução de um ponto percentual, de 17 para 16 por cento, é uma grande contribuição para o alívio do alto custo de vida.

Adriano Maleiane visitou, até sexta-feira, a província de Gaza para monitorar a implementação do Plano Quinquenal do Governo e o Plano Económico e Social 2022. Na ocasião, explicou que o IVA representa, actualmente, cerca de 35 por cento das receitas do Estado, daí que a sua revisão tem impacto muito grande nas contas públicas.

“Fizemos o cálculo do impacto, mas, ao mesmo tempo, foi feito o balanço sobre o quanto reduzimos o impacto do custo de vida, e é significativo”, frisou falando a jornalistas no final da visita. Ao mesmo tempo, foram feitas contas para que estes 16 por cento sejam efectivamente cobrados, porque um dos grandes problemas é a fuga ao fisco, porque há comerciantes que perguntam aos clientes se querem pagar com IVA ou não. Leia mais…

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo