Início » O doutoramento “honoris causa” de Maria de Lurdes Mutola

O doutoramento “honoris causa” de Maria de Lurdes Mutola

Por admin

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) atribui, esta semana, em Maputo, o título de Doutor Honoris Causa na especialidade de Ciências do Desporto, a Maria de Lurdes Mutola, a nossa “menina de ouro”, a nossa campeã mundial e olímpica.

domingo quer associar-se a esta homenagem que a nossa principal instituição de ensino superior fez à grande campeã, em cerimónia soleníssima, carregada de significado e de história.

Digamos que foi também uma homenagem que a UEM prestou a si mesma, pondo em relevo a personalidade desta genial atleta que fez flutuar a bandeira de Moçambique em grandes capitais mundiais e fez ecoar o nosso hino nacional em cada canto do mundo onde ela ganhou as provas que disputou.

Em mensagem enviada à atleta por esta ocasião, o Chefe do Estado, enalteceu-lhe os feitos, destacando que esta é uma homenagem a todos nós, ao povo moçambicano, feita através desta heroína nacional.

Saúdo e felicito vivamente a Maria Lurdes Mutola, em meu nome e em nome do Povo Moçambicano por esta merecida distinção. A atribuição deste título enaltece os momentos de glória que a Nação Moçambicana viveu através das suas vitórias que lhe valeram a designação de “menina de ouro”. Estes momentos que permanecem indeléveis na memória colectiva do Povo Moçambicano vêm confirmar o reconhecimento que a Nação Moçambicana rendeu, no passado dia 24 de Junho ao atribuir-lhe a Medalha de Mérito Desportivo”, referiu o Presidente Filipe Jacinto Nyusi na sua mensagem.

 Para Nyusi, esta homenagem “simboliza o reconhecimento da sua contribuição incomensurável no reforço da moçambicanidade e elevação da bandeira e hino nacionais aos mais altos mastros e pódios do desporto Mundial”.

Por isso, era sem tempo a atribuição do título de Doutor Honoris Causa na especialidade de Ciências do Desporto, a Maria de Lurdes Mutola, “Honoris causa” é uma expressão latina que significa “por causa da honra”. Assim, a honra assenta na consideração da sociedade, consideração esta que, por sua vez, se baseia na objectividade de uma vida dedicada à transformação da Humanidade, a começar pelo mundo que o rodeia.

A consideração por Maria de Lurdes Mutola é universal, ultrapassou as fronteiras de Moçambique, os seus feitos são conhecidos por todos e em todos os continentes.

Lurdes Mutola é uma menina nascida na probreza do Chamanculo, onde criou as suas raízes e onde as continua a desenvolver, sem desdenhar ninguém, com aquela sua humildade e simplicidade, apesar de todo o alto prestígio que granjeou a nível planetário.

A UEM, consagrando Maria Mutola com o grau de doutor, sabendo ultrapassar formalismos livrescos, demonstrou um alto sentido dos valores nacionais e, porque profundamente nacionais, de âmbito universal. Esperemos, agora, que esta Universidade se não fique por aqui. E que sinta, no fundo da sua alma, quanto esta doutora é uma mais-valia para si.    

Pelas obras os conhecereis. É um adágio, cuja formulação se perde na noite dos tempos, compendiado pela sabedoria popular durante milénios. A obra de Lurdes Mutola por Moçambique é demais conhecida por todos. Está aí, à vista desarmada, para quem quiser ver. Não vale a pena aqui tentar enumerá-la sob o risco de esquecer este ou aquele aspecto importante de toda a sua carreira e esforço dedicados ao país.

Lurdes Mutola é uma heroína nacional e ponto final. É uma daquelas pessoas cujo exemplo nos atrai e nos incita a desenvolver a sociabilidade em solidariedade activa. Pessoas que iluminam caminhos de libertação de iniciativas, de criatividade e de auto-superação. Pessoas que atraem e que inspiram em nós desejos de imitá-las.

 Os heróis são homens e mulheres que se concretizam em projecto que começa com a concepção e termina no dia da morte. A pessoa é esse trajecto de desafios, vitórias e derrotas.

 

 

Você pode também gostar de:

5 comments

Gaza and its Resistance to Israel's Brutal Attacks 29 de Novembro, 2023 - 18:04

I appreciate you sharing this blog post. Thanks Again. Cool.

Reply
Live TV 3 de Fevereiro, 2024 - 9:28

You’re so awesome! I don’t believe I have read a single thing like that before.<a href="https://www.cse.google.co.bw/url?sa=t

Reply
live horse racing australia 9 de Fevereiro, 2024 - 19:39

It’s nice to see the best quality content from such sites.-vox sendung verpasst das perfekte dinner

Reply
kids hey dudes 9 de Março, 2024 - 20:17

lso thank you for allowing me to comment!. – hey dudes kids

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana