Editorial

Está de parabéns a diplomacia moçambicana

A Assembleia Geral das Nações Unidas votou quinta-feira a favor da entrada do nosso país no Conselho de Segurança das Nações Unidas como membro não-permanente para um mandato de dois anos, com início em Janeiro de 2023 e término em 2024.

Entre os cinco candidatos que preencheram vagas dos diversos grupos regionais no mundo inteiro, Moçambique foi o único a obter a totalidade dos votos (192).

O voto unânime para Moçambique consagra os princípios da sua política externa, prestigia o seu povo, destaca a relevância da sua diplomacia no plano internacional e premeia o compromisso do país com a paz e segurança no mundo.

A unanimidade do voto vinca a aceitação do mundo inteiro na nobreza do que guia a política externa de um país que pugna pelo respeito pelos direitos humanos, pelo primado da lei e, sobretudo, pela busca incessante da solução negociada e pacífica de conflitos.

Sublinhe-se isto: não é todos os dias que se obtém um triunfo desta dimensão. Estamos a testemunhar um facto histórico.

Com a eleição, recai sobre o nosso país uma grande responsabilidade. Basta dizer que o Conselho de Segurança da ONU é o fórum mais alto de concertação político-diplomática mundial e expoente máximo do multilateralismo. Leia mais…

Foto de de Carlos Uqueio

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo