Início » Dom Alexandre o combatente pela paz

Dom Alexandre o combatente pela paz

Por Idnórcio Muchanga

Moçambique perdeu, semana finda, um dos obreiros do processo de paz que culminou com a assinatura do Acordo de Roma, em 1992. Referimo-nos à morte, vítima de doença, do Cardeal Dom Alexandre José Maria dos Santos, primeiro padre negro moçambicano, bispo e único cardeal em Moçambique até o momento.

Personalidade cujo percurso não se resumiu apenas à Igreja Católica, mas se estendeu a diversas esferas da vida do país e não só, Dom Alexandre morre a escassos dias da comemoração do 29.º aniversário do Acordo de Paz, paz para a qual tanto trabalhou.

Lembrar que Dom Alexandre integrou a primeira comitiva de líderes religiosos que efectuou os primeiros contactos com os dirigentes da Renamo, o que culminaria com a realização do primeiro encontro com as chefias do então movimento rebelde no Quénia, corria o ano de 1989.

Aliás, é em reconhecimento a este papel transversal deste clérigo que o Conselho de Ministros reuniu-se, sexta-feira, em sessão extraordinária e decretou luto nacional de três dias a partir desta terça-feira e realização de um funeral oficial. Leia mais…

Foto de de Alfredo Mueche

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana