A empresa mineira Vulcan, que opera no distrito de Moatize, província de Tete, foi premiada na 60.ª edição da Feira Internacional Agro-pecuária de Moçambique (FACIM), que decorre em Ricatla, distrito de Marracuene, província de Maputo, como o melhor investidor na categoria de megaprojectos.
Dados colhidos pelo domingo na FACIM indicam que a premiação foi pelo reconhecimento de que a empresa tem sido prestativa na componente de responsabilidade social. Neste contexto, a firma está a realizar várias actividades concorrentes para o bem-estar das comunidades.
Aponta-se, por exemplo, as obras em curso de requalificação e ampliação do bloco de consultas externas do Centro de Saúde de Moatize. Renovou, também, o Aeroporto de Chingodzi, numa intervenção que incluiu a pavimentação da zona de embarque. Apoiou a electrificação da aldeia de Cateme, numa extensão de dois quilómetros (km) de linha de média tensão, beneficiando mil famílias.
Influenciou, igualmente, a atribuição de bolsas de estudos para raparigas de Moatize e fornecimento de material escolar e “kits” de higiene, além de tutorias e acompanhamento de alunos nas disciplina de Português e Matemática.
Paralelamente, a mineradora forneceu bolsas de estudo para a formação técnica e industrial nas áreas de carpintaria, mecânica-auto, restauração, instrumentação, electricidade industrial, metalurgia, entre outros. Esta acção beneficiou 630 alunos. Leia mais…