O Governador do Banco de Moçambique (BdM), Rogério Zandamela, anunciou, hoje, em Maputo, a redução da taxa de juro de política monetária, taxa MIMO, de 11 por cento para 10,25 por cento.
Explicou que esta medida decorre, essencialmente, da contínua consolidação das perspectivas da inflação em um dígito, no médio prazo, reflectindo, em parte, a tendência favorável dos preços internacionais de mercadorias, não obstante a manutenção, a nível doméstico, de elevado risco e incertezas associados às projecções.
Para o médio prazo, excluindo o gás natural liquefeito (GNL), perspectiva-se um crescimento económico moderado. No primeiro trimestre de 2025, estima-se que, excluindo o GNL, o produto interno bruto (PIB) tenha contraído 4,9 por cento após 4,1 por cento no trimestre anterior.
Para o efeito, antevê-se uma recuperação gradual da actividade económica, excluindo a produção do GNL, favorecida, em parte, pela redução das taxas de juro e pelas perspectivas de implementação de projectos em áreas estratégicas.

