A governadora de Manica, Francisca Tomás, explicou hoje que a proposta de suspensão da exploração mineira nesta província visa reorganizar o sector para evitar danos maiores à sociedade, ao ambiente e à economia.
Falando para uma plateia de jovens do distrito de Manica, Francisca Tomás sublinhou que a mineração está a constituir um risco porque tem havido mortes em resultado do desabamento de minas, registam-se afogamentos de pessoas e de gado, e há imensa poluição.
“Pela gravidade da poluição, o governo provincial decidiu propor a suspensão da mineração para nos reorganizarmos para uma exploração sustentável”, enfatizou.
Referiu ainda que a suspensão será temporária e, enquanto ela vigorar, deve-se apostar na produção agrícola uma vez que a província tem potencial.
”Precisamos diversificar a nossa produção e não nos circunscrevermos na exploração mineira que é temporária.Encontramos muitas covas abandonadas porque já não há nada. Queremos aconselhar os jovens a buscarem outras alternativas”, concluiu.