Economia

Seis mil candidaturas para 150 vagas de estágio

Pelo menos seis mil pessoas concorreram para o Programa de Estágio designado “Porta de entrada” da Vale Moçambique que disponibilizou este ano 150 vagas na empresa. As vagas foram

 abertas em finais do ano passado tendo a empresa recebido até ao mês de Janeiro, candidaturas para estágios nas províncias de Nampula, Tete, Sofala e cidade de Maputo em diversas áreas que cobrem as operações da Vale Moçambique.

O nível de candidaturas constitui motivo de satisfação para os gestores da empresa. A directora dos Recursos Humanos da Vale, Paula Eller, salienta ser este um sinal de que a Vale é bem compreendida e desejada pelos moçambicanos. “Este é um Programa de grande valia pois trata-se de uma oportunidade para o desenvolvimento de competências destes jovens recém-formados e eles aqui vivenciam a prática, têm um líder que os orienta e os prepara com profissionalismo para o emprego na Vale e em outras empresas moçambicanas”.

O Programa que é uma oportunidade para jovens, recém-formados, ganharem experiência profissional com perspectiva de emprego na empresa, existe desde 2009 e já beneficiou mais de duzentas pessoas, muitas  das quais empregues na empresa.

Samira Freitas, actualmente analista da administração dos Recursos Humanos, ingressou na Vale através desta oportunidade “passar pelo estágio foi uma experiência ímpar pois quando entrei para a empresa fui integrada a uma equipe de profissionais e isso ofereceu-me ferramentas importantes”.

Para Juliana Saica, ex-estagiária e analista de medias digitais há dois meses, este Programa, diferente do que acontece no mercado, “dá oportunidade aos jovens sem experiência de trabalhar ao lado de profissionais, sem discriminação no exercício das actividades o que facilita o processo de aprendizagem e integração”.

Actualmente, no exercício do Programa em 2013, decorre o processo de triagem dos candidatos, através de dinâmicas e técnicas de selecção para avaliação do potencial e apuramento a nível das províncias, dos cento e cinquenta estagiários.

Os candidatos seleccionados iniciarão o programa a 1 de Abril próximo e durante um ano terão a oportunidade de assimilar os procedimentos e, possivelmente, serem admitidos pela empresa. Ainda no segundo semestre deste ano a Vale promove um segundo ciclo de candidaturas para estagiários. Os candidatos não seleccionados para o Programa de Estágio 2013, farão parte do banco de dados da empresa para futuras oportunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo