Início » Saída da “lista cinzenta” anunciada em Outubro

Saída da “lista cinzenta” anunciada em Outubro

Por Idnórcio Muchanga

Uma equipa de 23 avaliadores do Grupo de Revisão de Cooperação Internacional (ICRG, sigla inglesa) – braço fundamental do GAFI, estará em Maputo para participar de uma reunião a decorrer nos dias 8 e 9 de Outubro, para decidir se o país sai ou não da “lista cinzenta”, em que se encontra desde 2022.

Após isso, de 10 a 13 de Outubro, vai se realizar outra reunião em Maputo, designada “face to face”, onde outros países africanos integrantes da “lista cinzenta” serão submetidos a avaliação para defenderem o seu progresso no cumprimento das recomendações, à semelhança do que Moçambique fez no passado.

Trata-se de Angola, Namíbia, Camarões, Quénia, Costa de Marfim, Sudão do Sul, entre outros. Também farão parte da delegação a direcção máxima de GAFI, nomeadamente os dois vice-presidentes para a África e Paris, além dos três directores-executivos das regiões do GAFI.

Este grupo, de acordo com Luís Cezerilo, coordenador nacional do Comité Executivo de Combate e Prevenção ao Branqueamento de Capitais e ao Terrorismo, pretende avaliar na prática o cumprimento das recomendações do GAFI. A etapa conclusiva de avaliação do cumprimento total das recomendações será realizada no dia 9 de Setembro. Segundo Luís Cezerilo, será o último dia que o país será avaliado, após cumprir, com sucesso, as 26 “recomendações” do GAFI.

“E tudo aponta que teremos um resultado positivo”, disse com convicção. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana