Texto de Elísio Muchanga
Moçambique e Ruanda estão a consolidar parcerias estratégicas e comerciais para gerar mais empregos e diversificar suas economias, com vista a tirar proveito das oportunidades que a Zona de Comércio Livre Continental Africana coloca ao seu dispor.
Os dois Estados estão comprometidos na partilha de conhecimentos que catapultem as cadeias de valor regionais e criar indústrias integradas, capazes de tornar o continente mais competitivo e auto-suficiente.
A intenção foi manifestada pelos chefes de Estado dos respectivos países, no quadro da visita de dois dias ao Ruanda, efectuada pelo Presidente da República, Daniel Chapo, a convite do seu homólogo, Paul Kagame, onde foram rubricados acordos comerciais nos sectores da agricultura, educação, infra-estruturas, como passos para a materialização deste desiderato.
Durante a sua estada, Chapo manteve encontro com o empresariado ruandês, a quem convidou a olhar para Moçambique como parceiro estratégico na África Austral, construir “joint-ventures”, explorar parques industriais, trocar experiências na gestão de cidades, bem como expandir a cooperação em sectores como agricultura, energia, logística e serviços. Leia mais…