Início » Rio Tinto e EMEM formam nova empresa

Rio Tinto e EMEM formam nova empresa

Por admin

A Rio Tinto Ventures (Mauritius) Ltd, uma empresa do grupo Rio Tinto, e a EMEM (Empresa Moçambicana de Exploração Mineira, SA), detida a 100 porcento pelo Estado moçambicano, constituíram, recentemente, uma nova sociedade por quotas, designada Minas de Changara, Lda. A Rio Tinto possui 75 porcento do capital, na nova sociedade, e a EMEM os restantes 25.

A Minas de Chan­gara, Lda. vai iniciar a sua actividade com uma carteira de três licenças de prospecção e pesquisa de carvão já detidas pela Rio Tinto através da empresa Rio Tinto Changara, Lda, cujo sócio maioritário é o mesmo desta nova empresa (Rio Tinto Ventures Mauritius).

 

A Rio Tinto financiará os trabalhos de prospecção e pesquisa, sendo os dois sócios responsáveis pelo financia­mento do desenvolvimento do projec­to, caso os trabalhos de prospecção e pesquisa mostrem que a implementa­ção e desenvolvimento do projecto é viável. As duas empresas ora associadas estão igualmente a desenvolver um programa conjunto para a formação de geólogos moçambicanos.

 

Eric Finlayson, Representante da Rio Tinto em Moçambique, falando sobre este acordo, disse:  “A Rio Tinto tem o prazer de estabelecer esta parceria com a EMEM. Esta parceria sublinha o compromisso de longo prazo que a Rio Tinto tem com o desenvolvimento de Moçambique. Queremos desenvolver uma indústria de carvão, globalmente competitiva, de forma a contribuir para a prosperidade de Moçambique.”

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana