O Presidente da República, Daniel Chapo, afirmou que as conversações com a Total, empresa que lidera o consórcio responsável pelo projecto de gás natural na Bacia do Rovuma, deverão estar concluídas dentro de uma semana, abrindo caminho para a retoma das actividades no país.
Falando esta quarta-feira, durante a abertura da 20.ª edição da Conferência Anual do Sector Privado (CASP), Chapo assegurou que o Governo está a trabalhar de forma intensa para garantir o regresso do investimento.
“Estamos a trabalhar, como Governo para a retoma dos projectos do Rovuma. Se tudo correr bem, dentro de uma semana, no máximo, concluiremos as conversações com o projecto liderado pela Total, para podermos retomar”, afirmou o Chefe de Estado.
Segundo Daniel Chapo, após o anúncio do levantamento da força maior por parte da TotalEnergies, o Governo recebeu a comunicação oficial e está a finalizar os detalhes considerados essenciais para assegurar benefícios tanto para o país como para os investidores.
Chapo revelou igualmente que, nas recentes conversações com a ExxonMobil, realizadas em Houston nos Estados Unidos da América, ficou claro que a retoma do projecto da TotalEnergies será um passo determinante para o avanço dos investimentos da petrolífera norte-americana.
“Basta retomar-se o projecto da Total, eles também vão começar a trabalhar connosco para que, nos meados do próximo ano possa haver decisão de investimento da Exxon”, explicou.

