Um total de 274 “kits” foi entregue hoje a mulheres que se dedicam à pesca artesanal e comercialização de produtos pesqueiros no distrito de Memba, província de Nampula, no âmbito do Programa Mais Peixe Sustentável (MPS).
Trata-se de uma iniciativa que visa melhorar as condições de trabalho, reduzir as perdas e aumentar o rendimento das beneficiárias.
Também foram disponibilizados 232 equipamentos, nomeadamente 88 congeladores, 60 colmans, 62 motorizadas, 16 balanças, quatro coletes salva-vidas, uma bicicleta e uma caixa plástica, reforçando a cadeia de valor da pesca artesanal e promovendo maior eficiência, segurança e qualidade na conservação e comercialização do pescado.

Intervindo na ocasião, o governador da província, Eduardo Abdula reconheceu existirem desafios no sector pesqueiro, entretanto, destacou as acções implementadas pelo Fundo de Desenvolvimento da Economia Azul (ProAzul), em parceria com outras entidades, que representam contributos concretos para o desenvolvimento das comunidades costeiras.
Para as mulheres de Memba, a pesca constitui a principal fonte de sustento dos seus agregados familiares e o acesso a equipamentos adequados representa um passo decisivo para fortalecer a autonomia económica e garantir maior estabilidade às suas famílias.
Maimuna Ussene, de 27 anos, uma das beneficiárias afirmou que “minha vida mudou desde que o programa chegou ao meu distrito. Hoje tenho uma loja de venda de peixe aqui em Memba e estou a construir a minha casa”.
De referir que o Programa Mais Peixe Sustentável é uma iniciativa do Governo implementada pelo ProAzul, que apoia a pesca artesanal e promove o uso sustentável dos recursos pesqueiros.

