Artes & Letras

Beira oferece Prémio Mia Couto

Francisco Noa, Teresa Manjate, Zeferino Coelho, Daniel da Costa e Tânia Macedo têm a missão de escolher os primeiros vencedores do nobel Prémio Literário Mia Couto, uma iniciativa da Associação Kulemba, com o alto patrocínio da Cornelder Moçambique.

Com o objectivo principal de estimular a produção literária de qualidade em Moçambique, distinguindo as melhores obras publicadas anualmente, no caso duas categorias, prosa (romance) e poesia, chanceladas entre 2021 e 2022, o prémio é também uma homenagem óbvia ao escritor Mia Couto, nado na cidade da Beira, cidade que, aliás, acolheu a cerimónia de lançamento do mesmo.

Cada vencedor, na categoria de prosa e poesia, irá receber 400 mil Meticais. O projecto deverá durar 5 anos e vem colmatar um “buraco” no capítulo dos estímulos à produção literária, com o aliciante inovador de ter o seu “quartel” na cidade da Beira.

No acto de lançamento do Prémio Mia Couto, Dany Wambire, da Kulemba, disse que a iniciativa, longe de se constituir como uma voz isolada, pretende agregar todos as experiências acumuladas ao longo das várias iniciativas do género já realizadas no país e, por via disso, tornar-se igualmente uma “voz” audível no capítulo literário no nosso país. Leia mais…

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo