Início » PRODUTO INTERNO BRUTO: “Beluluane” contribui com 900 milhões de dólares

PRODUTO INTERNO BRUTO: “Beluluane” contribui com 900 milhões de dólares

Por Jornal domingo

TEXTO DE IDNÓRCIO MUCHANGA
IDNÓRCIO.MUCHANGA@SNOTICIAS.CO.MZ

As 52 empresas instaladas no Parque Industrial de Beluluane, sob gestão da MozParks, no distrito de Boane, província de Maputo, contribuem para o Produto Interno Bruto (PIB) com cerca de 900 milhões de dólares americanos. Trata-se de empresas provenientes de 17 países, entre os quais se destacam os Estados Unidos de América (EUA), Paquistão, Índia, África do Sul, Portugal e Tanzania, que na sua maioria operam na cadeia de valor do alumínio produzido pela Mozal.
No caso particular desta empresa, apurámos que ela produz, por ano, cerca de 500 mil toneladas de alumínio para exportação, havendo uma parte significativa que é consumida localmente pela Midal Cables Internacional, que se dedica à produção de cabos eléctricos.
Uma outra quantidade de alumínio também é absorvida localmente pelo sector de metalomecânica para a produção de acessórios industriais para abastecer as firmas localizadas no parque. Há também fábricas do ramo do agro-processamento, com destaque para a castanha de caju, outras produzem tubos para canalização do petróleo e gás, um outro segmento que presta serviços de catering, entre várias outras. Onório Boane, director-geral da MozParks, explicou que parte das empresas ali instaladas operam em regime de Zona Franca Industrial e estão ancoradas à Mozal.
No seu conjunto, as 52 empresas são responsáveis pela criação de cerca de 10 mil postos de emprego, dos quais cinco mil estão directamente ligados ao projecto da Mozal e os restante desempenham funções em indústrias sem ligação directa à empresa âncora. Referiu também que na concepção do Parque Industrial de Beluluane foram investidos cerca de 3,2 mil milhões de dólares norte-americanos, sendo que a Mozal comparticipou com mais de dois mil milhões. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana