Início » PR reitera melhorias de segurança em Palma 

PR reitera melhorias de segurança em Palma 

Por Idnórcio Muchanga

O Presidente da República, Filipe Nyusi, reiterou que a situação de segurança nos distritos de Palma, Mocimboa da Praia e Quisanga melhorou significativamente, depois de terem vividos momentos delicados devido ao terrorismo.

A prova disso é que a população está a regressar, voluntariamente, às origens, ao mesmo tempo que as instituições do Estado voltam a funcionar.

Filipe Nyusi, que falava esta manhã em Maputo na abertura da VII Cimeira e Exposição de Gás e Energia em Moçambique, destacou que a avaliar pela melhoria da situação de segurança no perímetro entre Palma e Mocimboa da Praia “consideramos pertinente que seja ponderada a possibilidade de retoma dos trabalhos interrompidos aquando dos ataques terroristas”.

Segundo o Chefe do Estado as condições de segurança em Palma onde se localiza o empreendimento da TotalEnergies, “estão a um nível superior do que antes do ataque de 24 de Março de 2021. Os terroristas estão em fuga permanente com actuações esporádicas nas zonas a Sul da província de Cabo Delgado.

Acrescentou que as Forças de Defesa e Segurança com as suas congéneres da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral e do Ruanda continuam empenhados na manutenção da segurança e protecção da população regressada.

“Semana finda tivemos informação de que cerca de 10 mil pessoas haviam regressado ao distrito de Palma e em relação aos distritos de Mocimboa da Praia e Quissanga, os números apontavam para perto de 20 por cento da população regressada”, destacou.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana