Início » Ovos férteis importados da Europa e Turquia

Ovos férteis importados da Europa e Turquia

Por Idnórcio Muchanga

A indústria avícola nacional vê-se obrigada a importar ovos férteis de países como Portugal, Espanha e Turquia, quando habitualmente os adquiria na vizinha África do Sul, que entretanto, reduziu a sua produção por causa da pandemia da Covid-19.

Esta mudança tem como consequências imediatas, o encarecimento dos pintos e o seu desenvolvimento tardio, devido à diferença de temperaturas entre a origem e Moçambique

“Por isso, registamos escassez de ovos férteis porque o abastecimento para a região também reduziu significativamente. Houve dificuldades para obter os ovos férteis não só em Moçambique, mas noutros países da região”, disse Zeiss Lacerda, secretário executivo da Associação Moçambicana da Indústria Avícola (AMIA).

Por causa desta dificuldade, a calendarização da produção nacional foi afectada e a dado momento houve agravamento do preço dos pintos e, consequentemente do frango.

Em Moçambique existem algumas incubadoras, mas ainda não produzem suficiente para abastecer o mercado. “Temos um centro de reprodução em Namaacha, na província de Maputo, outro em Chimoio, em Manica e há projecção de se erguer também na província de Nampula”.  Leia mais…

Texto de Angelina Mahumane
angelina.mahumane@snoticias.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana