- Um milhão e meio de famílias poderão ter acesso à rede eléctrica com a conclusão do projecto da EDM Temane-Maputo
Um milhão e meio de famílias passarão a ter acesso a energia eléctrica nas zonas rurais, no quadro da implementação efectiva do projecto da linha de transmissão eléctrica Maputo-Temane, associada à mega-estratégica Central Térmica de Temane, localizada na província de Inhambane.
Fonte da Electricidade de Moçambique (EDM) garante ao domingo que a linha de transporte e transmissão foi concluída e estabelecida uma rede de quatro subestações. Por finalizar está a central térmica.
No seu conjunto, as duas infra-estruturas assegurarão maior potencial de produção de energia eléctrica às três províncias do sul de Moçambique.
“Teremos mais energia para fornecer, mais qualidade e segurança energética. Portanto, é um projecto que vai aumentar a capacidade instalada no país em cerca de 16 por cento, o que é um grande contributo para os programas de electrificação rural e industrialização no país”, observa Adriano Jonas, director executivo da Sociedade Nacional de Transporte de Energia, instituição sob tutela da EDM.
O início da exploração comercial da Central Térmica de Temane, de 450 MW, estava previsto para Janeiro do ano em curso, contudo, diversos ciclones ocorridos na zona das obras atrasaram um empreendimento de 652.3 milhões de Dólares, por finalizar no prazo de ano e meio. Leia mais…