Início » OLAM projecta marca nacional de arroz

OLAM projecta marca nacional de arroz

Por Idnórcio Muchanga

A OLAM, empresa que opera no ramo agro-alimentar, está em vias de lançar uma marca nacional de arroz que será adquirida junto de produtores do sector familiar para ser colocada no mercado a partir do próximo ano. Presentemente, decorrem contactos com várias entidades, incluindo associações de produtores, para assegurar que o fornecimento do cereal seja consistente.

Moçambique importa anualmente perto de 350 mil toneladas de arroz para fazer face ao défice de produção local que é estimado em cerca de 230 mil toneladas. E não é por falta de condições agrárias e climáticas, pois o país possui 900 mil hectares adequados para a produção desta cultura.

Entretanto, apenas 300 mil hectares são explorados para este fim, maioritariamente pelo sector familiar que ainda se depara com dificuldades técnicas para o aumento da produtividade, acesso ao financiamento, titularidade de posse da terra, disponibilidade de semente de qualidade, entre outros factores que influenciam o custo de produção e o tornam bastante alto.

Com uma quota de mercado de importação de arroz estimada em 80 por cento, a OLAM anunciou há dias que pretende passar a estimular os pequenos produtores moçambicanos constituindo um mercado interno, onde o produto será colocado à disposição dos consumidores já fortificado com as vitaminas A e D, e em embalagens apropriadas.  

O importante agora é assegurar que os camponeses sejam capazes de produzir o suficiente para conseguirmos reunir os volumes necessários para que o fornecimento seja consistente”, disse Cláudia Manjate, directora de Relações Públicas e Corporativas da OLAM.

Leia mais…

Você pode também gostar de:

5 comments

Gaza and its Resistance to Israel's Brutal Attacks 29 de Novembro, 2023 - 11:15

I very delighted to find this internet site on bing just what I was searching for as well saved to fav

Reply
Live TV 3 de Fevereiro, 2024 - 13:24

Very nice blog post. definitely love this site.tick with it!Live TV

Reply
freehorseracing 10 de Fevereiro, 2024 - 0:13

Nice post. learn something new and challenging on blogs I stumbleupon on a daily basis.-tv live vox

Reply
crazy hot deals 23 de Fevereiro, 2024 - 2:51

I think the admin of this site is really working hard for his website since here every stuff is quality based data.Baby Healthcare and Grooming Kit for Newborn Kids 36PCS Upgraded Safety Baby Care Kit Newborn Nursery Health Care Set Baby Care Products – Hot Deals

Reply
hey dudes for women 10 de Março, 2024 - 4:03

Definitely what a great blog and instructive posts I definitely will bookmark your site.All the Best! . – womens hey dudes

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana