Home Economia NA RESERVA DE MAPUTO: Turismo cresce e desafios duplicam

NA RESERVA DE MAPUTO: Turismo cresce e desafios duplicam

por Idnórcio Muchanga

 A construção da Pon­te Maputo-KaTembe e vias de ligação até a Ponta do Ouro espe­vitou imensos receios sobre os impactos que estas infra­-estruturas teriam na virgindade do ecossistema da Reserva Espe­cial de Maputo (REM). Com efeito, o número de visitantes da reserva aumentou e com ele sobram desa­fios há muito temidos.

O motivo do medo era o previ­sível aumento do tráfego de pes­soas e bens que, certamente, iria adulterar o conceito de protecção total que é o objectivo primordial de espaços de conservação da ca­tegoria da Reserva de Maputo.

Estabelecida em 1960 (con­forme registos da Administração Nacional de Áreas de Conservação – ANAC), a REM sempre deu dores de cabeça aos seus gestores por ser invadida por caçadores furtivos e por ter famílias residentes dentro e nas cercanias dos seus limites.

É que, enquanto as autorida­des olham para as girafas, zebras, antílopes, changos e até elefantes e macacos como seres que devem ser preservados a bem da natureza e do desenvolvimento do turismo, os caçadores furtivos olham para os mesmos animais como fonte de renda fácil e puro churrasco.

Por sua vez, a população hu­mana que por ali vive, sob a capa de nativa, disputa o território com a fauna selvagem a ponto de se gerar feridos e mortos quando as brigas intensificam, tudo porque animais que ali abundam adoram uma ceia de melancias, abóboras, maçarocas, entre outros que os humanos plantam.

Texto de Jorge Rungo
jorge.rungo@snoticias.co.mz

Você pode também gostar de:

2 comments

koinslot888 16 de Julho, 2023 - 17:24

What’s up mates, how is the whole thing, and what
you desire to say about this paragraph, in my view its in fact awesome for me.

Reply
slot demo gacor 21 de Julho, 2023 - 18:07

WOW just what I was looking for. Came here by searching for slot gacor 2023

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana