Início » NA PROVÍNCIA DE TETE: Carvão mineral poderá ser convertido em gasolina e fertilizantes

NA PROVÍNCIA DE TETE: Carvão mineral poderá ser convertido em gasolina e fertilizantes

Por Idnórcio Muchanga

A Regius Synfuels Moçambique, subsidiária da empresa britânica, Regius Synfuels S.A., pretende desenvolver um projecto de processamento integrado de 10.000 barris por dia de gasóleo e gasolina limpos e 409 quilo-toneladas por ano de fertilizante na província de Tete.

Dados colhidos em exclusivo pelo domingo indicam que o projeto irá produzir 300.000 toneladas, equivalentes a 2.25 milhões de barris de gasóleo de combustão, 112.000 toneladas de gasolina que correspondem a 946 barris de gasolina, assim como 409.000 toneladas de Ureia (fertilizante) por ano.

Esta empresa refere que estes derivados do carvão mineral serão processados com recurso às mais avançadas tecnologias para que os combustíveis líquidos sejam ultra-limpos e o fertilizante seja da mais elevada qualidade.

Projecta-se que o investimento de 4.93 mil milhões de dólares americanos comece a ser aplicado em 2021, em pricípio, no distrito de Moatize, e que na fase de construção das infra-estruturas poderão gerados cerca de 9000 postos para jovens moçambicanos e perto de 3000 estrangeiros. Na fase de implementação, que vai iniciar em 2023, a empresa empregue 450 nacionais e 50 estrangeiros.

Texto de Jorge Rungo
jorge.rungo@snoticias.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana