OGoverno busca soluções para dinamizar o turismo e atrair investimento por reconhecer o potencial significativo que esta indústria representa para o crescimento económico e a promoção de um desenvolvimento equilibrado e inclusivo.
Para Claire Zimba, director nacional do Turismo, o potencial turístico do país é inquestionável, dada a sua localização estratégica, riqueza gastronómica, monumentos históricos e diversidade natural e cultural.
No seu entender, Moçambique é um destino turístico seguro, estável, acolhedor e com um potencial diversificado, com destaque para a fauna, flora e natureza. Questionado sobre as estratégias que o sector tem vindo a implementar para dinamizar o turismo, Claire Zimba afirma que “o Governo está a estabelecer cooperações regionais para atracção de investimentos nas áreas de infra-estruturas, energia, simplificação de vistos, promoção de destinos-chave (Vilankulo, Gorongosa, Quirimbas e Niassa), melhoria da conectividade aérea e digital, e diversificação da oferta com foco em sustentabilidade e experiências autênticas, visando tornar o sector um pilar central da economia nacional”.
Além disso, cita que foi aprovado, recentemente, o Plano de Recuperação e Crescimento Económico (PRECE), avaliado em 2,75 mil milhões de Dólares, que, além de revitalizar outras áreas, vai criar condições para que o sector de Turismo seja dinamizado, de modo a recuperar a sua capacidade de voltar a contribuir na economia, depois de ter sido, violentamente, afectado durante as manifestações pós-eleitorais.
Destaca que a contribuição deste sector é crucial, tendo em que conta que possui condições de promover em simultâneo, sobretudo na época da quadra festiva, o conteúdo local, empreendedorismo, empregabilidade, transporte e logística, gastronomia, actividades culturais, entre outras áreas. Leia mais…

