Início » Moçambique regista estabilidade de preços em Março

Moçambique regista estabilidade de preços em Março

Por admin

Moçambique registou, em Março último, uma tendência de estabilidade dos preços, ao atingir uma inflação mensal de 0,06 por cento, o que representa uma desaceleração de 1,5 pontos percentuais, face ao nível registado em Fevereiro.

A taxa de inflação, em Moçambique, é medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), nas três maiores cidades do país (Maputo, Nampula e Beira).

Esta estabilidade acontece após dois meses de uma relativa alta de preços, tendo só em Fevereiro se verificado uma inflação de 1,56 por cento, segundo anunciou, ontem, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Contribuiu de forma significativa para este comportamento o aumento de preços de tomate (2,4 por cento), cebola (2,7 por cento), amendoim (2,2 por cento) e do feijão (1,3 por cento).

Estes produtos, em conjunto, comparticiparam com aproximadamente 0,18 pontos percentuais no total da inflação mensal.

Em relação a Fevereiro, o coco, repolho e peixe registaram quedas de preços, ao contribuírem com 0,14 pontos percentuais no total da inflação mensal.

Entretanto, no tocante à inflação acumulada, ao longo do primeiro trimestre deste ano, o país registou um agravamento de preços na ordem de 3,48 por cento.

A divisão de alimentação e bebidas não alcoólicas foi a que mais influenciou esta tendência, ao contribuir, no total da inflação acumulada, com cerca de 3,08 pontos percentuais positivos”, disse Rúben Come, técnico do INE.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana