Início » Moçambique e África do Sul criam eficiência do corredor de Maputo

Moçambique e África do Sul criam eficiência do corredor de Maputo

Por Idnórcio Muchanga

Moçambique e África do Sul estão empenhados na busca de estratégias para melhorar o desempenho do Corredor de Desenvolvimento de Maputo, de modo a garantir a flexibilização do tráfego neste período da quadra festiva que se avizinha.

Para garantir a eficiência logística, os governos dos dois países estão para implementar um modelo que possibilita que os camionistas efectuem o desalfandegamento num único país e, desse modo, evitar a duplicação de processos que tem estado a ser realizado nos dois estados.

Estes dados foram fornecidos ontem, na vila de Ressano Garcia, distrito da Moamba, província de Maputo, pelo ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe, durante a visita de trabalho aos Quilómetro – 4, localizado no Terminal Internacional Rodoviário de Ressano Garcia e, também, ao Quilómetro – 7 do lado sulafricano, com a sua homóloga ministra dos Transportes da África do Sul, Barbara Creecy.

Esta acção, de acordo com os governantes, visa reduzir as longas filas de camiões, de mais de vinte quilómetros, que se registam em Moçambique e na África do Sul, com destino aos portos de Maputo e Matola, numa situação em que os motoristas estão desprovidos de condições mínimas de alimentação e de higiene.

Portanto, esta medida visa permitir que a tramitação dos documentos feita pelos motoristas, na África do Sul, reduza o tempo de espera.

“Por exemplo, da avaliação feita há duas semanas constatou-se que os camiões permanecem nos estacionamentos por muito tempo e isso torna gera fadiga nos motoristas e em algum momento origina acidentes”, disse o governante moçambicano.

O que se pretende, neste momento, como uma solução imediata, segundo o ministro João Matlombe, é flexibilizar os serviços aduaneiros para que a mobilidade possa fluir sem transtorno.

LIVRE TRÂNSITO PARA AUTOMOBILISTAS

Ainda neste contexto, o ministro anunciou que serão introduzidas, nos próximos dias, do lado moçambicano, vinhetas de livre trânsito para as viaturas ligeiras, transporte de passageiros, incluindo algumas de carga, que não tenham como destino os portos de Maputo e Matola nesta época da quadra festiva. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana