Início » MEF avalia reformas na despesa pública

MEF avalia reformas na despesa pública

Por Idnórcio Muchanga

O Ministério da Economia e Finanças (MEF) poderá realizar reformas mais profundas sobre o investimento público para assegurar que a utilização de recursos do Estado seja mais eficiente e responda às necessidades da economia. A iniciativa visa tornar mais profícua a consolidação fiscal, na perspectiva de fazer face à crise.

Entre as diferentes opções de política fiscal que o Governo dispõe para tirar o país da crise, o director de Estudos Económicos e Financeiros do MEF, Vasco Nhabinde, entende que a consolidação fiscal é a que, de certa forma, vai determinar ou ajudar a planificar um conjunto de variáveis importantes como o aumento da receita, nível de despesas e o contributo das instituições envolvidas.

Por causa disso, afirma que o MEF vai continuar a aprofundar a consolidação fiscal, para garantir a sustentabilidade e, em simultâneo, controlar o saldo primário que, dentro de cinco anos, deverá ser moderado e com tendência de se posicionar em torno de zero.

O ministério deve continuar planificar. Espera-se também que se faça uma reforma mais profunda sobre investimentos públicos e a lógica destas reformas é garantir que a utilização dos fundos do Estado seja cada vez mais eficiente, e que responda às necessidades da economia”, sublinha.

Falando para empresários que recentemente participaram na Feira Internacional de Maputo (FACIM), durante o seminário sobre “o papel do MEF na indução do desenvolvimento económico: o dilema na opção de políticas no contexto da crise”, Nhambinde explicou que no contexto da política fiscal restritiva que o país está a viver há cerca de dois anos, grande parte das variáveis macroeconómicas tem estado a decrescer e, como consequência, a demanda pela contratação de bens e serviços, assim como as despesas com investimento tem estado a sofrer significativamente.

Conforme referiu, um dos factores que concorrem para o actual estágio da economia nacional é a grande avalanche de população das zonas rurais para o meio urbano, o que faz com que há uma crescente necessidade de investimento adicional nas zonas de chegada e o escassear de mão-de-obra nas zonas de partida e, conforme afirmou, isto acontece numa altura em que há desequilíbrios nas contas do Estado.

Leia mais…

Você pode também gostar de:

6 comments

Gaza and its Resistance to Israel's Brutal Attacks 29 de Novembro, 2023 - 10:56

Pretty! This has been a really wonderful post. Many thanks for providing these details.

Reply
Live TV 3 de Fevereiro, 2024 - 13:15

lso thank you for allowing me to comment!.Live TV

Reply
watch horse racing free 10 de Fevereiro, 2024 - 0:04

It’s nice to see the best quality content from such sites.-das perfekte dinner heute live

Reply
hot deals 23 de Fevereiro, 2024 - 2:33

For the reason that the admin of this site is working no uncertainty very quickly it will be renowned due to its quality contents.SHOWPIN 122 in 1 Precision Computer Screwdriver Kit Laptop Screwdriver Sets with 101 Magnetic Drill Bits Electronics Tool Kit Compatible for Tablet PC iPhone PS4 Repair – Hot Deals

Reply
토토사이트 7 de Março, 2024 - 19:34

Hello there! This blog post couldn’t be written much better! Reading through this article reminds me of my previous roommate! He constantly kept talking about this. I’ll forward this post to him. Fairly certain he will have a good read. I appreciate you for sharing!

Reply
kids hey dudes 10 de Março, 2024 - 3:45

This was beautiful Admin.hank you for your reflections. – hey dudes kids

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana