O Governo de Japão disponibilizou, semana finda, em Maputo, cerca de 68 milhões de dólares americanos para a reabilitação da Estrada Mandimba – Lichinga, na província de Niassa, concebido como projecto de co-financiamento com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
O valor será dividido em dois lotes, nomeadamente Cuamba – Massangulo, que ficará a cargo do BAD, e Massangulo – Lichinha que será coberto pelo financiamento do Japão, através da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA).
As obras serão implementadas pela Administração Nacional de Estradas (ANE) e pelo Ministério das Obras Públicas e Habilitação (MOPH) e visa reforçar o desenvolvimento das províncias do norte, desde a estrada Cuamba – Mandimba, que vai complementar o Corredor de Nacala, entre o Porto de Nacala e além Fronteira, com o Malawi.
Dados apurados pelo domingo indicam que o troço em causa, com cerca de 150 quilómetros, é um corredor interno vital que fornece uma ligação entre os dois corredores, sem contar que é uma estrada estratégica para a redução da pobreza.