Início » Inflação acelerou em Janeiro

Inflação acelerou em Janeiro

Por admin

Segundo informação divulgada pelo Banco de Moçambique (BM), referente a Janeiro de 2015, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) da Cidade de Maputo registou uma variação mensal positiva de 1.56 por cento, correspondente a uma aceleração de 42 pontos base (pb) e 92 pontos base quando comparada com o nível observado em igual período de 2014 e no mês precedente, respectivamente. Assim, a inflação homóloga acelerou para 1.51 por cento e a inflação média manteve a tendência de desacaleração e fixou-se em 2.16 por cento.

O comportamento da inflação mensal na Cidade de Maputo reflectiu a variação dos preços das classes de bens alimentares e bebidas não alcoólicas, cuja contribuição na variação mensal do índice geral foi de 1,46 pontos percentuais (pp), e da educação, com uma contribuição de 0,25 pp. Os produtos com as maiores contribuições para a variação mensal positiva de preços foram o coco, alface, couve, cebola e propinas do ensino superior público.

Paralelamente, o IPC de Moçambique, indicador que incorpora os índices de preços das cidades de Maputo, Beira e Nampula, observou em Janeiro uma variação mensal positiva de 1.84 por cento, após 0.71 por cento em Dezembro de 2014, tendo a inflação homóloga acelerado para 2.79 por cento e a média anual recuado para 2.53 por cento. A classe de alimentação e bebidas não alcoólicas foi a que mais contribuiu para aquela variação mensal, com 1.68 pp.

O comportamento da inflação no mês reflecte os efeitos das cheias que afectaram negativamente o tecido produtivo e infra-estrutura de comunicação nas zonas Centro e Norte do País, impedindo a circulação e o escoamento de produtos entre as zonas de produção e consumo no País. O ajustamento sazonal dos preços das matrículas escolares, com destaque para os do ensino superior público e dos materiais escolares, também contribuiu para o agravamento do nivel geral de preços no mês.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana