Início » Inaugurada fábrica de cabos de alumínio

Inaugurada fábrica de cabos de alumínio

Por admin

Foi inaugurada em Maputo, terça-feira última, a Midal Cables Internacional, fábrica de produção de varões de alumínio, fios, cabos eléctricos e seus derivados, um investimento de 50 milhões de dólares americanos.

A empresa é pioneira no exercício da actividade de produção de varões de alumínio, fios, cabos eléctricos, o que contribuirá na redução de importações para os consumidores nacionais, por um lado, e por outro, proporcionará um leque diversificado de produtos usados na indústria nacional do sector de metalomecânica, construção civil, entre outros.

O empreendimento enquadra-se nas políticas económicas do Governo moçambicano que visam, dentre outros objectivos, a promoção do desenvolvimento industrial, e a transformação qualitativa da economia.

Por outro lado, ao usar a matéria-prima da MOZAL, a fábrica responde ao desafio de transformação interna da matéria-prima para acrescer valor à exportação bem como satisfazer a demanda interna.

Refira-se que a nova unidade fabril está estabelecida numa zona económica especial, mais uma prova inequívoca dos benefícios que o Governo tem vindo a colher com a implementação efectiva do modelo de Parques Industriais e Zonas Francas.

Trata-se, segundo o Governo, de um modelo que, gradualmente, vem sendo replicado noutras regiões do país, através da forte aposta no estabelecimento de uma base logística com infra-estruturas básicas, designadamente, redes de distribuição de água, energia, estradas, telecomunicações, incluindo infra-estruturas ferro portuárias, de modo que os investidores tenham condições para o fácil estabelecimento dos seus empreendimentos nos diversos sectores de actividade económica.

Hamid Auzayn, PCA da MIDAL, disse que o empreendimento custou cerca de 50 milhões de dólares americanos, tendo gerado cercade 150 novos postos de trabalho para cidadãos nacionais nesta fase inicial de implantação do projecto.

Em plena operação, a MIDAL poderá gerar dividendos na ordem de 100 milhões de dólares por ano, valor que pode ser duplicado em função da expansão do mercado.

A fornecedora de matéria-prima é a MOZAL que disponibiliza alumínio em lingotes. Futuramente o alumínio será disponibilizado no seu estado líquido, facto que, segundo os gestores do empreendimento, contribuirá para redução de custos de produção.

A fábrica tem como principal mercados a Espanha, a Nigéria, a África do Sul e Quénia, podendo expandi-los futuramente.

Falando no na inauguração da fábrica, o Presidente República, Filipe Jacinto Nyusi, saudou aos accionistas da empresa, pela visão estratégica e determinação que tiveram ao conceber e implementar um projecto que contribuirá para acelerar o crescimento económico de Moçambique, e do distrito de Boane, em particular.

Segundo o estadista moçambicano, a Política e Estratégia Industrial em Moçambique têm como visão potenciar uma indústria altamente competitiva no contexto regional e internacional e que concorra para a geração de capacidades humanas, institucionais e tecnológicas, incluindo a satisfação da demanda interna e externa, através da criação da cadeia de valor do produto nacional.

Nyusi disse ainda que a política e a estratégia consagram, igualmente, o papel das instituições privadas vocacionadas à promoção e atracção de investimentos bem como a participação do sector privado na expansão e melhoria da capacidade produtiva nacional ou de prestação de serviços de apoio a actividade produtiva.

“Esta visão deve ser assumida por todos que querem e podem

investir em Moçambique”,sublinhou.

Ressalvou que foi olhando para o enorme potencial existente em Beluluane, distrito de Boane, bem como as suas inúmeras e diversificadas oportunidades de investimento, que o Governo de Moçambique aprovou a criação do Parque Industrial de Beluluane- Zona Franca, em Outubro de 1999.

“A Política do Governo com a criação destas zonas tinha como objectivo o desenvolvimento e operação de um parque industrial para o funcionamento de uma Zona Franca Industrial e a instalação de outros projectos de investimento em regime normal”, disse, acrescentando:  “Hoje, testemunhamos, com enorme satisfação, a entrada em funcionamento da primeira unidade fabril de grande impacto, que fará o processamento, no país, do alumínio produzido pela MOZAL, tendo em vista a produção e posterior exportação de diversos produtos derivados do alumínio, contribuindo para a colocação do nome de Moçambique no mapa industrial além fronteiras”.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana