Nacional

Arranca construção da Escola das Acácias

As obras de construção das novas instalações da Escola Secundária das Acácias (ESDA), uma unidade da Universidade Politécnica, arrancam, brevemente, próximo das instalações da Escola Portuguesa, na cidade de Maputo.

As novas instalações contam com uma área de 3.000 mil metros quadrados e estão avaliadas em cerca de 150 milhões de meticais, prevendo-se que as obras tenham a duração máxima de cinco meses.

De acordo com a directora de Infra-estruturas e Equipamentos da Universidade Politécnica, Kátia Levy, as novas instalações serão constituídas por um bloco de dois pisos com 23 salas de aula com capacidade para 25 a 35 alunos.

Conforme explicou Kátia Levy, “os blocos comportarão ainda laboratórios de informática, física, química e biologia, para além de casas de banho, balneários, centro social, e um auditório com capacidade para 85 espectadores”.

“Para além disso, o projecto inclui também uma sala de leitura e acervo com capacidade para 85 leitores, uma reprografia, sala de professores, um gabinete administrativo, uma sala de reuniões, copa e gabinetes para o corpo directivo”, acrescentou.

E porque o curriculum da Escola Secundária das Acácias inclui a prática do desporto, no local será construído um campo de jogos numa área de descoberta de 594 m2.

Num outro desenvolvimento, a Directora de Infra-Estruturas e Equipamentos da Universidade Politécnica referiu que as novas instalações serão construídas segundo o princípio EBS – Eco Build System, uma solução que garante maior resistência à estrutura.

Kátia Levy revelou estes dados durante a cerimónia de entrega das antigas instalações da Escola Secundária das Acácias, sitas na rua José Mateus, ao Sindicato Nacional dos Jornalistas (SNJ).

Na ocasião, Kátia Levy anunciou ainda a inauguração, em Março, do novo edifício de raiz do Instituto Superior de Humanidades e Tecnologias (ISHT), unidade de Quelimane, cuja construção enquadra-se na estratégia de expansão da rede de infra-estruturas da Universidade Politécnica. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo