Economia

Gás canalizado chega aos primeiros consumidores

O projecto de distribuição canalizada de gás natural na cidade de Maputo, já entrou para a fase de testes devendo, dentro de dias, levar o combustível aos cerca de 200 consumidores contemplados na sua primeira fase.

Avaliado em 38 milhões de dólares americanos, financiados pela KOGAS (empresa pública sul-coreana de gás natural), o projecto tem uma extensão de 62 quilómetros e percorre várias artérias da capital até ao distrito de Marracuene, contemplando consumidores industriais e comerciais.
A garantia foi dada ontem pelo Ministro da Energia, Salvador Namburete, à margem da visita que efectuou à estação de redução da pressão, em Maputo, onde se inteirou dos avanços até então consumados.  
Segundo Namburete, as intensas chuvas referentes à segunda época, que fustigaram Maputo até ao fim do primeiro trimestre do ano em curso, obrigaram a algumas paralisações e dúvidas sobre o cumprimento dos prazos inicialmente previstos, mas o esforço empreendido permitiu recuperar as datas iniciais e agora nada está em risco, devendo o gás começar a fluir brevemente para os consumidores.

“As chuvas, os cortes de energia e a fraca familiarização com as tecnologias usadas no corte das estradas obrigaram a muitas paragens. Felizmente, conseguimos trazer o projecto de volta para aquilo que era os prazos iniciais”,disse o ministro.

O titular da pasta da energia destacou os aspectos de segurança do próprio projecto, onde apontou, a título de exemplo, o facto de a tubagem ter sido enterrada a uma profundidade de 1,2 metros com protecções metálicas nalguns casos.

 A rede de distribuição foi entregue ao Conselho Municipal como entidade de maior responsabilidade nos projectos em desenvolvimento na urbe. A mesma é partilhada com outros intervenientes como as empresas públicas Águas de Maputo, Electricidade de Moçambique (EDM) e de manutenção de estradas, que têm obras em curso ao longo da cidade.

 A medida visa fundamentalmente prevenir a ocorrência de acidentes, à semelhança do que aconteceu no passado, quando a cidade ficou sem acesso à água em consequência disso.

Em relação a segunda fase, quando o projecto contemplar os consumidores domésticos, Namburete disse não ter informações mais detalhadas sobre o modelo a adoptar. Todavia, afirmou que não se está perante a primeira experiência no país, porquanto foi instalado com sucesso um projecto similar na parte norte da província meridional de Inhambane.  

“Sempre têm sido encontrados mecanismos visando assegurar que os consumidores não saiam prejudicados”,disse o ministro, acrescentando que o combustível será mais barato em relação as fontes até agora usadas pelos consumidores.

O gás natural faz parte das energias limpas e a sua adopção constitui uma óptima fonte de combustível doméstico numa altura em que, no país, a maioria das comunidades rurais e urbanas recorre às fontes como carvão e lenha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo