Início » Fim de linha para rede precária

Fim de linha para rede precária

Por admin

A EDM está a efectuar a substituição da rede precária nos bairros da cidade de Lichinga, com objectivo de fornecer uma energia de qualidade e livre de oscilações de corrente devido a fraca capacidade. 

Para o efeito, foram construídos sete quilómetros de média tensão e 80 de baixa tensão.

O trabalho consistiu ainda na montagem de oito novos PT nos bairros de Chiuaula, Cerâmica, 23 de Setembro, Sanjala, Bairro Popular, Muchenga 1 e 2, Nzinje e Namacula, num financiamento da EDM orçado em 80 milhões de meticais, com a clara aposta de melhorar a qualidade de energia.

O Governador da província de Lichinga, David Marizane instou a direcção provincial da EDM a acompanhar a evolução da população em termos de densidade que propicia a construção de novas habitações e consequentemente procura de corrente eléctrica.

Marizane fez este pronunciamento durante a visita de trabalho que efectou a cidade de Lichinga, concretamente aos projectos de expansão da corrente eléctrica.

Face aos novos desafios vocês EDM devem ser mais agressivos no abastecimento da corrente eléctrica e consequente aumento da receita, frisou o governante.

Por seu turno, o Presidente do Conselho Municipal de Lichinga Augusto Bonamar Antique assegurou que quase na totalidade dos 15 bairros da urbe estão iluminados, por isso o desafio actual é melhorar a qualidade da corrente e expansão para os bairros Nomba, 25 de Setembro, apenas resta Sambula.

A cidade de Lichinga tem 33 mil consumidores, numero que irá aumentar com a expansão, particularmente na zona industrial em que faltavam Postos de Transformação.

Deolinda Luís residente do bairro Cerâmica na cidade de Lichinga explicou que a energia é bastante fraca chegando a comparar com a luz de vela e por causa dessa fraca qualidade por volta das 18 horas devido ao uso massivo ela vai abaixo retornando depois das 21 horas.

Enquanto Stefánia Chicovela residente no mesmo bairro disse que a situação de energia é preocupante porque diariamente há corte de energia e regra geral a partir das 18 horas retornando às 21 horas.

No período diurno não tem havido problemas de corrente, embora seja fraca servindo apenas para rádio e carregar celulares, utensílios como congelador e geleiras não funcionam devido a fraqueza da corrente.

Estou a organizar-me para em Dezembro quando iniciar a ligação da nova corrente eu proceder a substituição, pois só assim poderei usar congelador, assistir televisão e outras coisas, disse Stefánia Chicovela.   

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana