Início » Feira agrária junta camponeses e clientes

Feira agrária junta camponeses e clientes

Por admin

domingosoube junto da directora das Actividades Económicas Carla Albino, que o governo daquele distrito organiza todas as sextas, sábados e feriados uma feira agrícola, no campo do Instituto Pedagógico 

de Umbeluzi. Este certame serve para apoiar os agricultores na comercialização dos seus produtos.

Segundo Carla Albino, vezes sem conta as senhoras que compram produtos frescos com os camponeses faziam-no antes nas machambas. O problema é que lá, elas impunham os seus preços e eram os mais baixos possíveis, o que prejudicava os agricultores que acabavam meses à espera da colheita, para depois saírem de mãos a abanar.

“O que acontece é que as senhoras marcam preços muito baixos, mas depois vendem a dobrar e conseguem obter mais lucro que os próprios agricultores que ficam meses à espera da colheita. Por isso, encontramos este espaço onde produtores expõem os produtos e têm acesso a todas as pessoas que passam pela vila”, disse Carla Albino.

A feira já foi divulgada a nível do distrito de Boane. O passo a seguir é divulgá-la nas cidades de Maputo e Matola, pois diversas individualidades escalam aquele ponto da província de Maputo. Pretende-se que todos saibam da feira e que aquele seja um ponto de encontro entre os camponeses e os potenciais clientes.

Com a entrada em funcionamento de um supermercado por aquelas zonas foi assinado um memorando de entendimento segundo o qual um grupo de camponeses vai abastecê-lo com produtos frescos. Ainda se está a identificar potenciais produtores que vão fornecer os produtos. Os gestores do supermercado querem garantias de que semanalmente terão hortícolas em quantidade e qualidade. “Temos associações que já fornecem os seus produtos a grandes estabelecimentos comerciais. Conhecem os níveis de exigência de produtos. Queremos diversificar, encontrar novos agricultores para o empreendimento”, frisou Albino.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana