DestaqueRostos

ANA MORAIS: Quando a psicologia se cruza com literatura “Chove em Maputo”

TEXTO DE ANDRÉ MATOLA e FOTO DE INÁCIO PEREIRA

O que a psicologia clínica, os recursos humanos, a psicologia organizacional e a literatura têm a ver com Ana Morais? Estão no seu ADN. Outro detalhe: sorri com facilidade.

É uma mulher que entrelaça coisas. É Licenciada em Psicologia Clínica, mestrada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, doutoranda em Psicologia Organizacional, e, em Maio, em Maputo, lançou o seu primeiro livro de poesia intitulado “Chove em Maputo”.

“Fascina-me estudar o comportamento direccionado à organização. Descobrir como as pessoas podem ser mais eficazes, como elas se podem realizar em termos de vocação. Fortalecer as suas forças, trabalhar nas suas fragilidades, construir equipa, ajudar nos processos de gestão de recursos humanos , que, às vezes, é complicado, porque é muita gente são muitas diferenças comportamentais e as relações podem ser conflituosas. Tudo isso para que as equipas se tornem eficazes”.

Decidiu fazer doutoramento em Psicologia Organizacional porque sendo psicóloga clínica e ter trabalhado na área de recursos humanos, a dada altura começou a receber profissionais que tinham problemas ligados à saúde mental, isto é, “estavam a ter dificuldades em realizar algumas tarefas e/ou achavam que o seu desempenho estava a baixar de qualidade, além de que tinham perdido o prazer de acordar e ir trabalhar e, de certa forma, se sentiam infelizes”. Leia mais…

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo