Início » FACIM definitiva ainda é um sonho

FACIM definitiva ainda é um sonho

Por Jornal domingo

TEXTO DE ANGELINA MAHUMANE E FOTOS DE URGEL MATULA

O Presidente da República, Filipe Nyusi, desafiou a Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX) a procurar soluções para a construção de infra-estruturas definitivas da FACIM, uma estrutura que deverá permitir a modernização da feira, tal como acontece em outros pontos do mundo.

Entretanto, a APIEX ainda não conseguiu encontrar parceiros que preencham os requisitos exigidos para a construção do complexo multiusos e outras infra-estruturas complementares. Recentemente, até foi lançado um concurso internacional onde algumas empresas manifestaram interesse, mas consta que aquelas não conseguiram responder ao perfil desejado para se candidatar para o efeito.

Conforme apurámos, um dos requisitos era que os candidatos viajassem pelo mundo para ver os modelos de pavilhões multiusos, centros de convenções, níveis de restauração e outras facilidades que possam agregar valor às infra-estruturas para a FACIM.

“Houve essa abertura, mas até ao momento nenhuma empresa conseguiu trazer o esboço de um projecto que respeitasse a esse apelo, por isso o Governo voltou a fazer uma avaliação para identificar uma empresa que possa viajar pelo mundo, ou já viajada, que pudesse trazer um projecto típico daquilo que são os padrões internacionais”, disse Octávio Zefanias, director da Edição.

Segundo explicou, a FACIM tem de ser igual às feiras existentes a nível internacional. “Esperamos que, a breve trecho, o sector privado possa concorrer e, de mãos dadas, possamos materializar este desafio”, destacou. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana