DestaqueEconomia

Exportações devem render 5.203 milhões de dólares

Moçambique poderá arrecadar no próximo ano mais de 5.203 milhões de dólares americanos em exportações de bens e serviços não factoriais, com destaque para minerais, produtos pesqueiros e agrícolas.

A concretizar-se, este valor vai representar um crescimento de cerca de 1.024 milhão de dólares, reflectindo, essencialmente, o incremento dos grandes projectos, em mais de 979 milhões de dólares, mercê da recuperação gradual da procura externa e dos preços das mercadorias no mercado internacional.

Segundo o Plano Económico e Social e Orçamento do Estado, o início das exportações de Gás Natural Liquefeito (GNL) e Condensado na bacia do Rovuma e a retoma e aumento das exportações dos minerais com grande peso na estrutura, nomeadamente areias pesadas, carvão mineral, rubi, gás natural, ouro e grafite e factores positivos descritos na componente produção vão contribuir para que as exportações registem um crescimento significativo comparativamente às projecções para 2021.

Aliás, a construção da plataforma flutuante de produção de Gás Natural Liquefeito (GNL) será concluída ainda este ano, seguindo-se em 2022 o respectivo comissionamento com início da produção e exportação a partir de Junho de 2022. Leia mais…

Texto de Angelina Mahumane
angelina.mahumane@snoticias.co.mz

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo