Início » Exportações devem render 5.203 milhões de dólares

Exportações devem render 5.203 milhões de dólares

Por Idnórcio Muchanga

Moçambique poderá arrecadar no próximo ano mais de 5.203 milhões de dólares americanos em exportações de bens e serviços não factoriais, com destaque para minerais, produtos pesqueiros e agrícolas.

A concretizar-se, este valor vai representar um crescimento de cerca de 1.024 milhão de dólares, reflectindo, essencialmente, o incremento dos grandes projectos, em mais de 979 milhões de dólares, mercê da recuperação gradual da procura externa e dos preços das mercadorias no mercado internacional.

Segundo o Plano Económico e Social e Orçamento do Estado, o início das exportações de Gás Natural Liquefeito (GNL) e Condensado na bacia do Rovuma e a retoma e aumento das exportações dos minerais com grande peso na estrutura, nomeadamente areias pesadas, carvão mineral, rubi, gás natural, ouro e grafite e factores positivos descritos na componente produção vão contribuir para que as exportações registem um crescimento significativo comparativamente às projecções para 2021.

Aliás, a construção da plataforma flutuante de produção de Gás Natural Liquefeito (GNL) será concluída ainda este ano, seguindo-se em 2022 o respectivo comissionamento com início da produção e exportação a partir de Junho de 2022. Leia mais…

Texto de Angelina Mahumane
angelina.mahumane@snoticias.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana