A edição 60 da Feira Internacional de Maputo (FACIM) que arrancou hoje, em Ricatla, Município de Marracuene, decorre sob olema “Promovendo a Diversificação Económica rumo ao Desenvolvimento Sustentável e Competitivo de Moçambique”.
Segundo Daniel Chapo, Presidente da República, o lema exprime a visão do actual Governo que é de estabelecer os alicerces da independência económica, criando bases sólidas para que Moçambique passe a ter uma economia mais ampla, variada e resiliente, capaz de gerar prosperidade para todos os moçambicanos, de forma sustentável e inclusiva.
“Este lema também presta um tributo directo ao pensamento do Fundador do Estado Moçambicano, o Presidente Samora Moisés Machel, que já nos primeiros anos da independência nacional, deixou claro que a nossa soberania política só se tornaria plena com uma verdadeira soberania económica.
Hoje, ao colocar a independência económica no centro da actual governação e este ciclo político, Moçambique honra e actualiza o sonho de Samora, de ter um país que transforma os seus recursos, cria valor local, gera empregos dignos, principalmente, para as nossas mulheres e a juventude, ao mesmo tempo que se posiciona com dignidade no mercado regional, continental e global”.
Chapo destacou que a sexagésima edição da FACIM confirma o estatuto que este evento conquistou ao longo das últimas seis décadas, que é o de maior feira multi-sectorial da África Austral e um dos mais respeitados palcos de negócios do continente africano.

