-Segundo o economista-chefe do Standard Bank Moçambique
As empresas moçambicanas registaram em Setembro o primeiro decréscimo nos volumes de vendas dos últimos três meses, segundo Fáusio Mussá, economista-chefe do Standard Bank Moçambique.
De acordo com a fonte, O PMI do Standard Bank Moçambique caiu pelo segundo mês consecutivo de 49,9 em Agosto para 49,4 (corrigido de sazonalidade) em Setembro, indicando mais um mês de fraco desempenho da economia do sector privado.
Mussá explica que “Os índices PMI abaixo do valor de referência de 50 significam uma contracção mensal da economia do sector privado e que os registos do PMI acima de 50 indicam um crescimento mensal da economia do sector privado”.
O economista-chefe do Standard Bank afirma que “a economia registou contrações homólogas do PIB entre o último trimestre de 2024 e o segundo trimestre de 2025, o que denota uma recuperação lenta do impacto das perturbações do período pós-eleitoral.
A retoma do projecto da TotalEnergies de gás natural liquefeito (GNL) irá, de acordo com Faúsio Mussá, “muito provavelmente contribuir para um sentimento positivo, mas demorará algum tempo até que este projecto comece a ter impacto no crescimento económico”.