A cidade de Maputo será palco entre os dias 4 e 5 de Julho próximo, da segunda edição de encontros de negócios entre empresários e empresas de Moçambique e das Maurícias, sob o lema
“Maurícias, produtos e serviços de qualidade a um preço mais acessível”.
Mais de trinta representantes de empresas e empresários das Maurícias de vários ramos com destaque para área têxtil, agro-negócios, engenharia, construção, metalúrgica, sector de impressão e publicação, ourivesaria, vão reunir com outras empresas moçambicanas que operam em áreas similares para troca de experiências, investimentos e estabelecimento de parcerias.
A primeira edição dos encontros comerciais teve lugar em Novembro de 2012, tendo tido como objectivo, o seguimento das recomendações do estudo de mercado feito em Dezembro de 2011 pela ELIM serviços onde vários sectores ofereciam oportunidades de investimento para as Maurícias em Moçambique.
Tatiana Mata, da empresa Elim que coordena a nível do país, o encontro, disse que “Será a segunda vez que Moçambique acolhe este tipo de encontros. O objectivo é reforçar as relações bilaterais entre Maurícias e Moçambique, criando facilidades de investimento. Com estes encontros criam-se redes de contactos e de troca de experiências entre empresários, empresas e produtores dos dois países”.
Mata falou de um dos benefícios. “ Por exemplo, várias vezes os importadores de produtos exploram o mercado sul-africano. Compram camisetes, tecidos e outras peças, a um preço elevado. Esse material provém das Maurícias. E ao ter o contacto directo com os produtores, poderão não só obter os produtos da fonte, mas também beneficiar de descontos”.
O encontro está a ser liderado pela Enterprise Mauritius, uma empresa estatal que promove as exportações das Maurícias para o mundo.