Maputo acolhe, no próximo dia 17 de Julho, o Primeiro Encontro Empresarial Público-Privado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cujo objectivo será a reflexão conjunta
sobre as oportunidades de negócios no mercado lusófono.
Sob lema “Inovar e Expandir para os Novos Mercados”, o encontro é organizado pela Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP), em coordenação com a Confederação das Associações Económicas de Moçambique-CTA e a Associação Industrial de Moçambique (AIMO).
O evento conta ter a participação de cerca de 250 convidados, entre representantes de empresas nacionais e estrangeiras públicas e privadas, de diversos sectores de actividade, para além de políticos, estudantes de cursos de gestão e economia e quadros médios e superiores de diversas áreas.
Espera-se que durante o evento, pela primeira vez, os diversos agentes económicos que operam no espaço da CPLP reflictam sobre as oportunidades de negócios que o mercado lusófono oferece.
Falando numa Conferência de Imprensa, na última terça-feira em Maputo, o Vice-Presidente da CTA, Agostinho Vuma, afirmou que também se espera que o encontro sirva de “base para a promoção de um debate entre as empresas da CPLP, e de plataforma de acção e entendimento, no âmbito da Lei de Parcerias Público-Privadas, recentemente aprovada em Moçambique”.
Por sua vez, o Presidente da Confederação Empresarial da CPLP, Carlos Simbine, afirmou que o encontro de Maputo vai “permitir que a comunidade empresarial da CPLP tenha maior intercâmbio comercial e troca de experiências e, consequentemente, um espaço de desenvolvimento de negócios ainda mais amplo que o actual”.
Ainda a respeito deste encontro, o Vice-Presidente da Confederação Empresarial da CPLP, Rogério Samo Gudo, realçou que o mesmo vai permitir “inovar o espaço da CPLP, permitindo a troca de experiências empresariais com os outros sete países falantes de Português, nomeadamente, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor-Leste”.
De referir que Moçambique preside, actualmente, à Confederação Empresarial da CPLP.