Início » Empresários buscam oportunidades de negócio em Manica

Empresários buscam oportunidades de negócio em Manica

Por admin

Empresáriosde quatro países da África Austral, incluindo Moçambique, estiveram recentemente reunidos na cidade de Chimoio, província de Manica, numa conferência internacional, que 

tinha como objectivo promover parcerias entre homens de negócios locais, nacionais e estrangeiros, interessados em investir nas áreas de agro-pecuária, indústria, comércio, turismo e recursos minerais.   

Tratou-se de um evento de dois dias organizado pelo governo da província de Manica, que colocou à mesma mesa homens de negócio provenientes da África do Sul, Maurícias e Zimbabwe e que se juntaram aos empresários nacionais, com o intuito de esboçar estratégias de investimento para aquela parcela do país.

A reunião teve dois momentos: o primeiro foi a Conferência Internacional de Investimentos, seguido do Segundo Fórum de Agro Negócios de Manica, sendo que a divulgação do Plano Director para o Desenvolvimento do Agro Negócio (PDDA) 2013-2015, os incentivos e as tendências de investimento em África, bem como o fortalecimento das parcerias entre o Governo e o sector privado, estiveram no topo da agenda.  

 Intervindo durante a reunião, a governadora de Manica, Ana Comoane, disse que a província está aberta a qualquer tipo de investimento para a geração de renda. e Aproveitou a oportunidade para apresentar os avanços conseguidos durante os últimos dois anos, depois da realização da primeira Conferência Internacional de Investimento, que teve lugar em 2011.  

Ana Comoane referiu que a produção de bens e serviços atingiu, em 2012, um valor global de 14.387,76 milhões de meticais, o que demonstra um crescimento na ordem de 30 por cento, quando comparado com a produção de 2011. As receitas do Estado alcançaram um valor total de 996 milhões de meticais, o que ilustra um incremento em 21.3 por cento.

Ainda de acordo com a governante, o volume total de exportações foi de 20.4 milhões de dólares americanos, contra 15.8 milhões alcançados no ano antepassado. Esta cifra representa um aumento em 29.1 por cento. Produtos como a madeira, feijões, gergelim, piri-piri e bauxite são os que maior peso tiveram na exportação.

No que tange ao investimento privado, registou-se, também, uma evolução. Assim, de um volume de 23.6 milhões de dólares americanos em 2010, o investimento passou para 28 milhões de dólares americanos em 2011 e 84.96 milhões em 2012. Estes resultados, registados nos últimos dois anos, são uma indicação clara de que a província possui um vasto potencial de recursos e é um local ideal para investimentos e para quem quer ganhar dinheiro.

Todo o investimento nesta terra tem o seu retorno. Existe uma vasta área de terra arável com condições óptimas para irrigação e para todo o tipo culturas, oportunidades de prospecção e exploração mineira. Também somos detentores de áreas para a instalação de indústrias para diversos produtos”, disse Comoane.

Por seu turno, a Ministra para a Coordenação da Acção Ambiental, Alcinda de Abreu, defendeu que o investimento deve ser feito de forma racional para que as próximas gerações dele usufruam. “A província tem muitas coisas que se procuram para gerar dinheiro. Podemos dizer que é uma região rica para qualquer actividade”, disse. 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana