DestaqueEconomia

EM ELECTRICIDADE, ESTRADAS E FERROVIAS: Impõem-se investimentos para processar minerais

– sugere Eugénio Silva, director executivo da Câmara de Minas de Moçambique,
entrevistado pelo domingo

O director executivo da Câmara de Minas de Moçambique (CMM), Eugénio Silva, sugere que o Governo deve continuar a mobilizar investimento para a construção de infra-estruturas de geração e transporte de energia e vias de acesso que levem aos locais de produção mineira para o desenvolvimento deste sector industrial.

Conforme referiu, estes investimentos poderão estimular empresas e outros utilizadores a contribuírem para alavancar o crescimento económico local. “Colocadas as infra-estruturas, elas vão gerar diversas oportunidades de negócios para o sector privado em diferentes níveis, incluindo no sector familiar”, destacou numa entrevista concedida ao jornal domingo.

Na mesma senda, citou como outro exemplo a construção recente da Estrada Circular de Maputo que ajudou no desenvolvimento de quase toda a área atravessada pela rodovia. “Estes investimentos devem ser feitos pelo Estado. Os privados podem ajudar na sua viabilização e uma das formas de o fazer é as empresas pagarem pelo seu uso”.

Outra solução adicional para o desenvolvimento de infra-estruturas seria a electrificacão da rede ferroviária do país, pois assim se pode substituir uma enorme quantidade de gasóleo usada neste sector. Leia mais…

Texto de Angelina Mahumane
angelina.mahumane@snoticias.co.mz

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo